Financeira é investigada por dar golpes em idosos - Jornal Fato
Polícia

Financeira é investigada por dar golpes em idosos


A estimativa dos policiais é que mais de 50 pessoas tenham sido vítimas das fraudes (Foto: Divulgação/PC)

 

A Polícia Civil de Castelo cumpriu nesta quinta-feira (10) mandado de busca e apreensão com o objetivo de recolher documentos e computadores em uma financeira da cidade acusada de dar golpes em seus clientes, principalmente idosos e aposentados. A estimativa dos policiais é que mais de 50 pessoas tenham sido vítimas das fraudes.

 

De acordo com o delegado Marcelo Meurer Ramos, o local já vinha sendo investigado, após diversos boletins de ocorrência registrados pelas vítimas e reclamações de órgãos de defesa do consumidor.

 

Segundo apuração, a financeira oferecia empréstimos aos clientes que para adquiri-los eram obrigados a aceitar cartões de crédito da instituição bancária. "Ou seja, já no primeiro momento, era praticada uma ilegalidade, que era a venda casada", explicou o delegado.

 

A polícia constatou que após a análise da ficha cadastral, caso aprovada, o dinheiro era depositado na conta dos clientes, no entanto, o cartão de crédito vinha para o endereço da financeira e era usado para a realização de compras em restaurantes, lojas e supermercados.

 

"Somente ao receber a fatura do cartão de crédito em casa, as vítimas percebiam que tinham caído em um golpe, pois apesar de estarem em seus nomes, elas não haviam realizado as compras", disse o delegado.

 

Em outros casos, elas só vinham a tomar conhecimento quando eram informadas que seus nomes estavam negativados no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

 

Os investigadores identificaram também que alguns contratos de empréstimos estavam sendo renovados sem o consentimento das vítimas, por meio de falsificação de assinaturas ou a colocação da digital de outra pessoa, quando o cliente era analfabeto.

 

O delegado orienta os idosos e pessoas mais simples a levar algum parente às instituições para que o ajudem a analisar o contrato e o que está sendo oferecido.

Comentários