Entradas e saídas de Itapemirim são monitoradas - Jornal Fato
Polícia

Entradas e saídas de Itapemirim são monitoradas

Município finalizou a 1ª fase de implantação do ?Cinturão Digital de Segurança? que filma e grava as imagens


Treinamento de operadores é realizado desde o início do ano e imagens são usadas para prevenir e desvendar crimes - Foto: PMI

Com a ativação de novas câmeras de vídeo-monitoramento em Itapemirim e o treinamento de seus operadores, a Secretaria de Defesa Social finalizou a primeira fase de implantação do 'Cinturão Digital de Segurança' que filma e grava as imagens de entradas e saídas da cidade, bem como seus distritos, em tempo real.

São 60 câmeras, algumas inclusive com captação de áudio, que recebem acompanhamento 24 horas por dia no salão do vídeo-monitoramento. Uma das dependências do local é exclusiva para o monitoramento das escolas do município.

Os operadores do equipamento participam de ciclo de capacitações desde o início do ano. Em maio, o então secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, acompanhou parte do treinamento juntamente com o secretário de Defesa Social do município, Marcos Duarte Gazzani e o diretor da Guarda Civil Municipal, Lázaro Contreiro Azevedo.

Segundo o secretário, são dezenas de solicitações das imagens recebidas por semana e, aquelas que atendem às normas técnicas exigidas pela legislação, são liberadas para que a Polícia Civil apure os casos. Também é comum que os operadores do vídeo-monitoramento acionem a Polícia Militar ao avistarem ação suspeita.

Caso algum morador tenha necessidade de obter imagens, é preciso ter autorização judicial. A medida é para preservar investigações que podem estar em curso. Existe também o Conselho Municipal de Segurança Pública, com representantes do Ministério Público junto a sociedade organizada, com reuniões quinzenais na Câmara Municipal.

Comentários