Enfrentamento à violência doméstica é meta da Polícia Civil - Jornal Fato
Polícia

Enfrentamento à violência doméstica é meta da Polícia Civil

Superintendência de Polícia Regional Sul apresentou metas para o enfrentamento da violência para este ano


Metas foram apresentadas pelo delegado Paulo Rogério (Foto: Arquivo FATO)

 

O ano de 2015 terá atenção especial da Superintendência de Polícia Regional Sul (SPRS) no enfrentamento da violência doméstica. Além disso, o monitoramento e o combate aos delitos violentos, tais como os crimes contra a vida, contra o patrimônio, destacando furtos e roubos de veículos; operações para cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão; o combate ao tráfico de drogas com campanhas e orientações aliadas ao uso de inteligência policial; a saturação de locais vulneráveis e a pacificação de comunidades também estão nos planos.

 

Para reduzir os índices de violência contra a mulher, o superintendente de Polícia Regional Sul (SPRS), delegado Paulo Rogério Souza da Silva, vai promover um trabalho voltado tanto para a repressão quanto para a prevenção e orientação. Outra iniciativa que o superintendente adiantou é que, mensalmente será elaborado um plano de ação operacional para a área da SPRS. "Esse planejamento será feito para atender as urgências e emergências que serão avaliadas pelo grau de complexidade", disse Paulo Rogério. 

 

O delegado declarou que, entre as metas da SPRS, também está à integração da rede de inteligência entre as Delegacias Regionais, bem como a efetivação de um banco de dados com o aproveitamento das informações dos boletins de ocorrências e das fotografias existentes. "Dessa forma, as informações compartilhadas poderão alimentar e dar suporte às investigações e às operações policiais a serem desencadeadas", disse.

Além desses, outros objetivos são a viabilização da instalação de intranet e do software da Delegacia Online (Deon) em todas as unidades da SPRS; agilizar o acesso do maior número possível de Policiais Civis, aos bancos de dados e consultas estaduais e a instalação de um controle amplo da apreensão de armas e munições com a finalidade de checar se a arma foi utilizada em algum crime ou se a ocorrência interessa a alguma investigação, conforme informou o delegado.

Outros pontos destacados pelo superintendente são o fortalecimento da integração entre todas as unidades policiais da SPRS, e também com a Polícia Militar, o Ministério Público, o Poder Judiciário, com os municípios e implementar a participação da sociedade organizada. Além disso, está o estabelecimento da cooperação e evolução do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), por meio dos órgãos municipais como a Guarda Municipal, a Vigilância Sanitária, o Fisco, os Conselhos Tutelares, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. "Assim, pretendemos fortalecer a cooperação e evolução do GGIM, elaborando planos de ação e políticas de proteção e acolhimento, buscando soluções para as demandas de cada região, de forma a materializar o anseio verbalizado pela coletividade e alcançar a confiabilidade máxima da Sociedade", ressaltou Paulo Rogério.

 

Comentários