Descoberto furto de energia elétrica em posto de gasolina em Domingos Martins - Jornal Fato
Polícia

Descoberto furto de energia elétrica em posto de gasolina em Domingos Martins

O furto de energia é crime e o custo da energia usada irregularmente é parcialmente repassado a todos os usuários da rede


Foto: Divulgação

 

Na manhã desta sexta-feira, dia 27, uma equipe técnica da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realizou uma inspeção em um posto de gasolina na entrada de Campinho, em Domingos Martins, região Serra do Estado, e foi encontrado um desvio na ligação de energia elétrica antes do medidor, caracterizando furto.

 

A Polícia Militar esteve no local e conduziu o proprietário do estabelecimento para a delegacia da cidade. O furto de energia é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa".

 

Além do processo criminal, o empresário irá arcar, conforme a regra da Resolução Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

 

Durante a inspeção, foi constatado que de toda energia consumida só uma parte era paga pelo proprietário do posto.

 

O furto de energia pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população, que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas.

 

E, ao contrário do que muitos imaginam, o furto de energia elétrica não traz perdas apenas para a Concessionária. Os maiores lesados são os próprios clientes. Como a tarifa abrange também as perdas elétricas, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

 

A EDP pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o Call Center (0800 721 0707), as Agências de Atendimento ao Cliente e o site www.edp.com.br. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.

Comentários