Contaminação é constatada em Cachoeiro - Jornal Fato
Polícia

Contaminação é constatada em Cachoeiro


Foto: Divulgação/BPMA

 

Contaminação ambiental em área de preservação permanente na zona rural de Cachoeiro de Itapemirim foi constatada na tarde desta terça-feira (29). O infrator responderá por crime contra o meio ambiente. 

 

Uma denúncia anônima sobre desvio de água, emissão de efluentes no córrego e realização de capina química levou uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e um agente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) até o local para verificar os fatos.

 

Durante a vistoria, o proprietário do terreno afirmou ter utilizado produto herbicida, um composto químico usado para controlar o desenvolvimento de ervas daninhas, em uma área a menos de 50 metros de uma nascente, área considerada de preservação permanente. Não foi verificado nenhum tipo de emissão de efluentes no córrego; e nem desvio de curso d'água.

 

Diante disso, foi confeccionado o termo de compromisso e o infrator se apresentará à autoridade para esclarecimento dos fatos. Por causar poluição de qualquer natureza em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, a pena prevista é a detenção de um a quatro anos, além de multa.

Comentários