Checamos: polícia usa helicópteros em apreensão no pedágio de Rio Novo. Será verdade? - Jornal Fato
Polícia

Checamos: polícia usa helicópteros em apreensão no pedágio de Rio Novo. Será verdade?

O vídeo viralizou em grupos de WhatsApp do sul do Espírito Santo nesta semana. Leia a matéria e veja o que descobrimos



 

A cena lembra filmes de Hollywood. Começa com helicóptero da polícia pousando em plena rodovia, onde já estão outros dois. No trânsito parado, a câmera passeia entre carros e policiais até revelar, enfim, o que está acontecendo.  Mostra, primeiro, no chão, quatro suspeitos já algemados, cabisbaixos, recostados num carro. Mais à frente, outros dois, em posição idêntica, apoiam as costas numa caminhonete. Só então aparece grande quantidade de drogas na carroceria do veículo e também no seu interior, onde é possível ver, ainda, munições e caixas de armas.

 

O vídeo viralizou em grupos de WhatsApp do sul do Espírito Santo nesta semana. Normalmente, o compartilhamento vem acompanhado da informação de que a ação ocorre ao vivo, no pedágio de Rio Novo do Sul (ES), na BR 101. Mas, será mesmo?

 

A equipe do FATO foi checar e descobriu que não é verdade. A apreensão não ocorreu em Rio Novo do Sul.

 

A operação, na verdade, aconteceu em fevereiro, na BR 060, em Brasília (DF), num pedágio de Alexânia, no entorno da capital do Brasil. Ao menos seis pessoas foram presas na ação planejada, após seis meses de investigação,  que contou com a participação de 60 policiais civis. Eles apreenderam uma tonelada de maconha, 37 quilos de cocaína, 500 comprimidos de ecstasy e quatro pistolas Glock. O material ia de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, abastecer o tráfico no Distrito Federal.

 

Há registros da operação em sites como G1 e do Correio Braziliense, mas, no próprio vídeo o observador mais atento vai perceber que a pintura de helicóptero e viaturas é vermelha e verde e não azul, preto e branco, como utilizariam as forças policiais capixabas. Ou preto e dourado, da Polícia Federal. Também o emblema  ostentado pelos agentes é diferente dos utilizados no Espírito Santo.

 

A inspiração desta Fake News (Notícia Falsa, em inglês, como se convencionou chamar esse tipo de publicação), provavelmente é a apreensão de mais de uma tonelada de cocaína feita pela Polícia Federal, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), nas últimas segunda (25) e terça-feira (26). Esta operação, no entanto, não fechou a BR 101 e se concentrou em endereços específicos dentro do município.

 

Material na verdade foi apreedido no pedágio de Alexânia, na BR 060, no entrono do Distrito Federal

Comentários