Assaltos têm números reduzidos - Jornal Fato
Polícia

Assaltos têm números reduzidos


Fotos: DIvulgação/PM

 

O 9º Batalhão da Polícia Militar de Cachoeiro de Itapemirim registrou uma queda expressiva no que tange ao número de assaltos a estabelecimentos comerciais em toda a região de abrangência da unidade neste primeiro semestre de 2016.

 

Os roubos aos comércios nos seis primeiros meses de 2015 somaram 197 ocorrências, enquanto que no mesmo período de 2016 este tipo de crime caiu para um total de 124 registros, uma queda de 37%. Este número é a soma do levantamento realizado em todas as cidades da região Sul do Espírito Santo sob comando do 9º Batalhão.

 

A partir de uma análise isolada, em alguns municípios a queda foi de mais de 60%, como é o caso de Mimoso do Sul (67%), Castelo (82%) e Muqui (100%), este último que até o momento não registrou nenhuma ocorrência dessa natureza. Em Cachoeiro de Itapemirim, onde a incidência de roubos ao comércio é maior, a redução foi de 30%.

 

De acordo com o comandante da 1ª Companhia, Tenente Rodrigo Cipriano Carvalho, a redução nos índices é significativa, e um dos fatores que pode ter contribuído para esse resultado é o trabalho preventivo e repressivo da tropa realizado diuturnamente.

 

"Objetivamos fazer do meio comercial um meio mais seguro, sobretudo se tratando de Cachoeiro, a cidade coração do Sul do estado, a qual, além de ser o município sul capixaba mais populoso, recebe grande fluxo de pessoas e de capital em suas áreas comerciais", destacou.

 

Além disso, Tenente Cipriano avalia a existência de outro fator que mostra-se relevante para essa redução: a união entre sociedade civil e Polícia Militar, que se faz alicerce das ações desempenhadas pela 1º Companhia na região.

 

"Essa redução pode ter como um dos fatores o reflexo do trabalho de estudo junto às comunidades e o direcionamento inteligente do policiamento, de acordo com os locais onde há maior índice de ocorrências", ponderou.

 

Para o comandante do 9º Batalhão Tenente Coronel Alessandro Marin, os crimes contra o patrimônio são termômetros de diversos fatores, tais como economia, emprego, pobreza, dentre outros. "Portanto, a atuação das polícias nesses tempos que se avizinham serão mais desafiadoras", acrescenta o comandante.

 

Além do patrulhamento convencional e o reforço do policiamento a pé, com motos e bikepatrulhas na região comercial e nas áreas que concentram mais assaltos, os policiais militares tem realizado visitas tranquilizadoras nos pontos comerciais, com o objetivo de prevenir furtos e roubos inibindo o infrator com a presença policial, além de dialogar com o comerciante sobre a segurança de seu estabelecimento, o que pode ou não facilitar a ação de criminosos e oferecer orientações que podem ajudar a evitar os crimes e identificar os suspeitos.

 

Outro dado positivo registrado pela PM neste primeiro semestre é referente ao número de visitas tranquilizadoras realizadas. Aproximadamente 5.200 visitas foram registradas em todos os seis municípios de abrangência da unidade. Somente em Cachoeiro, mais de 3.700 foram contabilizadas. Além desse empenho, a Polícia Militar têm promovido reuniões constantes com os comerciantes e representantes das comunidades para aprofundar a interação com a sociedade, além de ouvir suas demandas e sugestões.

 

Outro canal de interação que tem sido uma ferramenta importante na prevenção de furtos e roubos na área comercial é a utilização do aplicativo Whats App. Um grupo foi criado no segundo semestre do ano passado com o intuito de promover a troca de informações entre comerciantes e a Polícia Militar, referentes à movimentação de possíveis criminosos e atitudes suspeitas. Desde então, o índice de assaltos a estabelecimentos comerciais tem caído constantemente. Embora o aplicativo tenha facilitado a comunicação entre as partes, a PM orienta sempre que as denúncias sejam formalizadas através do número 190 ou 181 (disque-denúncia).

 

Dicas de Segurança

 

- Não mantenha valores altos em seus estabelecimentos. Sempre que possível, deposite-os em uma agência bancária ao longo do dia de trabalho.

 

- Não localize o caixa na entrada do estabelecimento. Isso atrai a atenção dos infratores e facilita a fuga. Além disso, deixe no caixa apenas a quantia necessária para a movimentação comercial;

 

- Evite deixar no estabelecimento apenas um funcionário. Enquanto um cidadão infrator desvia a atenção o outro pode furtar mercadorias e dinheiro;

 

- Instale alarmes e câmeras no estabelecimento. Eles podem ser úteis se houver alguma ação delituosa;

 

- Crie uma rede de proteção com os comerciantes mais próximos. A vigilância conjunta possibilitará melhor observação do ambiente e o acionamento da Polícia Militar nos casos de suspeita.

Comentários