Ao viajar, tome cuidado com a segurança de sua casa - Jornal Fato
Polícia

Ao viajar, tome cuidado com a segurança de sua casa


Foto: Reprodução

 

Dayane Hemerly

 

Janeiro é o mês em que grande parte da população brasileira planeja viagem e sai de férias, onde todos tendem a relaxar e aproveitar, porém o que não se pode fazer é deixar de lado a segurança das residências, que ficam vazias nessa época.

 

Por isso, a Polícia Militar alerta: no verão as residências ficam fechadas e pode ser alvo de aproveitadores.

 

Normalmente o bandido observa que as luzes das casas estão apagadas, correspondências acumuladas e volta em outro momento para saquear.  

 

A PM afirma que nessa estação do ano, o número de furtos a residências aumenta consideravelmente e que na maioria das vezes são os mesmos infratores que se beneficiam da situação. "As Polícias Civil e Militar e outros órgãos responsáveis pela segurança pública têm feito seus trabalhos diários, mas ainda assim é preciso que a população fique atenta quanto às normas e pequenos procedimentos que podem evitar ocorrências de furtos, como, por exemplo, avisar os vizinhos ou parentes para olharem suas residências de vez em quando".

 

Segundo a Polícia Militar, é importante que os proprietários das residências invistam em bons equipamentos de segurança em suas casas, como trancas e cadeados, câmeras de segurança e, pedir aos vizinhos que em caso de qualquer anormalidade na residência, comunique imediatamente a polícia.

 

Além disso, é indicado que o morador suspenda a entrega de jornais e revistas no período em que estiver viajando.

 

Outras dicas

 

Peça para algum amigo ou parente visitar sua casa periodicamente:


Sua casa vai ser um chamariz para ladrões se as flores estiverem murchando e a correspondência estiver fazendo uma montanha junto com os jornais. Peça para alguém dar uma passada lá e dar uma impressão de vida normal.

 

Deixe as cortinas como elas ficam normalmente:

 

Se algum criminoso tem vigiado a sua casa, será estranho ver uma cortina fechada quando ela normalmente fica aberta ou ao contrário. Deixe as cortinas como ficam normalmente, mas tome cuidado para não mostrar demais a sua casa. Encontre um meio termo.

 

Tranque ou trave bem as janelas:

 

Se a sua janela tem uma tranca, use-a. Caso ela seja de correr, use pedaços de madeira para travar o rolamento e impedir que alguém de fora abra.

 

Tranque ou trave bem portas e portões:

 

Esse é básico, mas muita gente esquece. Trancou a porta da cozinha? E a da garagem? Qualquer descuido pode representar um prejuízo grande.

 

Desligue a campainha e o telefone (ou diminua o som):

 

Uma estratégia dos ladrões para saberem se a casa está vazia é dar um toque na campainha ou no telefone. Se ninguém atende, então não tem ninguém em casa. O resto você já sabe. Evite esse risco diminuindo o volume ou desligando sua campainha e telefone. Se eles não conseguirem ouvir, como eles vão saber que não tem ninguém?

Comentários