Abate clandestino de frango é flagrado em Domingos Martins - Jornal Fato
Polícia

Abate clandestino de frango é flagrado em Domingos Martins


O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com a Polícia Militar Ambiental, apreendeu, nesta segunda-feira (14), aproximadamente 410 quilos de carcaça de frango provenientes de abate clandestino. A identificação do local, no Vale da Estação, zona rural de Domingos Martins, foi possível a partir de uma denúncia anônima enviada para a Ouvidoria do Estado.

 

O médico veterinário do Idaf Carlos Nogueras informou que o abate era realizado em uma propriedade rural. "As condições de higiene eram precárias e o local não está registrado no Serviço de Inspeção Oficial, obrigatório para esse tipo de atividade", explicou.

 

Os produtos eram vendidos em feiras livres ou sob encomenda. O responsável foi multado e o material encaminhado para destruição, já que não havia como comprovar se estavam aptos ao consumo.

 

Serviço de Inspeção Oficial

 

Todo produto de origem animal, como carne, peixes, queijos, entre outros, deve, obrigatoriamente, ser registrado no Serviço de Inspeção Oficial, que pode ser municipal, estadual ou federal. Ao adquirir algum desses alimentos, o consumidor deve ficar atento quanto à presença do selo ou carimbo do serviço de inspeção nas embalagens. Os alimentos processados de forma clandestina não adotam as exigências sanitárias preconizadas pela legislação, colocando em risco a saúde do consumidor.

 

Denúncias

 

As denúncias de irregularidades referentes às atividades fiscalizadas pelo Idaf podem ser encaminhadas para a Ouvidoria do Estado: www.ouvidoria.es.gov.br ou 0800-022-1117.

 

Comentários