PM dá dicas para evitar roubo de celulares - Jornal Fato
Polícia

PM dá dicas para evitar roubo de celulares


Foto: Ilustração

 

O telefone celular é um dos produtos mais subtraídos em todo o país. Por serem equipamentos eletrônicos com alto valor de mercado e terem um tamanho relativamente reduzido, são fáceis de transportar, facilitando a ação de criminosos que se aproveitam de pequenas distrações e oportunidades para cometer furtos e roubos.

 

Além disso, o celular também é um atrativo, pois são moedas de trocas fáceis no mercado negro e comércio de entorpecentes.

 

De acordo com o comandante do 9º Batalhão, Tenente Coronel Alessandro Marin, é de extrema importância que o cidadão registre o boletim de ocorrência junto à Polícia Militar tão logo ocorra o delito ou na Delegacia de Polícia Civil posteriormente. Além de o registro oferecer auxílio às forças policiais e mapearem os locais mais visados pelos criminosos, ele possibilita que os aparelhos sejam bloqueados, mesmo que para uso em outras linhas.

 

Através do boletim de ocorrência é possível bloquear o aparelho furtado, roubado ou extraviado. Antes o bloqueio era apenas realizado através do fornecimento do IMEI, aquela sequência numérica do celular equivalente ao chassi de um automóvel. Mas hoje, a vítima só precisa informar seu nome completo, CPF e o número da linha telefônica.  Apenas com esses dados o telefone é bloqueado, não servindo para qualquer função.

 

Por outro lado, apesar da Polícia Militar trabalhar para evitar que esses crimes ocorram em larga escala, muitos assaltos podem deixar de acontecer se o cidadão adotar uma conduta preventiva. Em muitas ocorrências, as pessoas são surpreendidas pelos criminosos por estarem distraídas, até mesmo utilizando o celular.  

 

"O crime normalmente ocorre pela contribuição de três agentes: do criminoso, do ambiente e da vítima. Considerando essa regra temos observado que o comportamento das vítimas em Cachoeiro e região têm contribuído muito para criação de oportunidades ao criminoso que visa a subtração de celulares/smartphones. Com uma mudança de postura das pessoas nos logradouros públicos é possível reduzir a possiblidade de se tornarem vítimas desses crimes", opinou.

 

Ainda segundo o comandante, atualmente essa modalidade de roubo/furto se tornou uma epidemia nas cidades de grande e médio porte, e não é diferente em Cachoeiro. "Portanto, com os esforços das forças de segurança na prevenção e identificação desses marginais, somente com uma melhor postura das pessoas é que conseguiremos caminhar para redução nesses índices. Além disso, colocamos nossos canais de denúncia 181 ou (28) 3636.2020 à disposição para participação popular", finalizou.

 

Dicas importantes:

 

1) Não o carregue à mostra em ruas de grande movimento e transporte público. Procure levar no bolso e com o modo vibrador acionado.

 

2) Em bares, restaurantes, cafeterias e casas noturnas, jamais deixe o aparelho sobre a mesa ou balcão. Ao entrevistar bandidos em cadeias públicas, ouvi diversas vezes a seguinte afirmação: "Aquilo que não vejo, não tenho como desejar".

 

3) Cuidado extremo ao atender chamadas em vias públicas. Se for ligação urgente, entre em algum estabelecimento comercial, você poderá falar com tranquilidade e o nível de segurança será bem maior.

 

4) Em coletivos, não use celular se estiver sentado próximo à janela e com vidro aberto, pois uma mão sorrateira poderá invadir o interior do ônibus e com rapidez e destreza subtrair o aparelho.

 

5) Procure usar fone de ouvido acoplado ao celular, e use de discrição, principalmente em lugares de grande movimento. Cuidado para que o celular não se torne um "vício" em sua vida. Assim como existem usuários que falam ao celular até embaixo do chuveiro, encontramos pessoas desatentas que compulsivamente se veem obrigadas a atender chamadas em qualquer local, mesmo sabendo da possibilidade de roubo.

 

6) Não carregue celular em balada. Antes de ir, procure saber se o local conta com chapelaria. Se não tiver, deixe o aparelho em casa ou esconda-o no interior do carro, se estiver em estacionamento privado.

 

7) Geralmente, temos em casa celular antigo e baratinho que não usamos mais. Quando for a lugares com maior risco de assaltos, utilize esse aparelho reserva, assim, no caso de ser vítima de bandidos, pelo menos o prejuízo será bem menor.

 

8) Jamais deixe o celular à mostra no interior de veículo.

 

9) Dirigir e falar ao telefone é uma das infrações de trânsito mais cometidas pelos motoristas. O Código de Trânsito Brasileiro prevê ao infrator multa de R$ 85,13, além de adicionar quatro pontos na CNH, sem contar o risco de abordagem criminosa.

 

10) Se seu celular possui tecnologia 3G, instale programa rastreador, pois em caso de subtração aumenta, sobremaneira, a possibilidade de localizar o criminoso.

 

11) Assim como instalamos antivírus no PC, devemos fazer o mesmo com o telefone móvel ligado à internet.

 

12) Faça back-up semanal do conteúdo de seu equipamento, pois em caso de perda ou subtração, a frustração será bem menor.

 

13) Cuidado com o armazenamento de fotos e vídeos sensuais; se caírem em mãos erradas, você perderá noites de sono.

 

14) Descubra o número secreto de seu aparelho, conhecido por IMEI, digitando *#06#. Em caso de perda ou roubo, ao informar à operadora o referido número, automaticamente o aparelho será bloqueado, independente de qual Sim Card esteja inserido.

 

Participe da segurança de sua comunidade, ligando para o Disque-Denúncia, através do 181 ou (28) 3636-2020. O sigilo é absoluto.

 

Comentários