Manobras que matam - Jornal Fato
Polícia

Manobras que matam

Flagrantes de desrespeito às leis de trânsito ocorrem a qualquer hora do dia ou da noite


Nem carro de autoescola respeita a lei



Wanderson Amorim
 
Já há algum tempo foram realizadas modificações na sinalização da Avenida Jones dos Santos Neves, via de maior movimentação de Cachoeiro de Itapemirim, na região do bairro Caiçara, na tentativa de diminuir os acidentes no trânsito. Mas, mesmo com as intervenções, é possível flagrar diariamente diversos tipos de infrações que acabam resultando em mortes e deixando pessoas feridas.
A principal mudança no trecho aconteceu entre o Posto Caiçara e o Perim Center, onde tachões e mureta de proteção (guardrail) foram instalados para evitar conversões proibidas. 
Quem sai do bairro São Lucas e Baixo Monte Cristo e pretende seguir para o bairro BNH é obrigado a fazer o contorno no trevo do bairro IBC. Quem sai do bairro Caiçara e quer ir para o Centro tem que fazer o contorno no trevo da unidade local da Polícia Militar, no bairro BNH. Mas, na prática, não é o que acontece.
Comerciantes relatam que são comuns os acidentes na região, principalmente em horários de pico, quando o fluxo de veículos é maior. Entre as infrações mais cometidas estão ultrapassagens e conversões proibidas (condutores que atravessam a pista). 
Em pouco menos de meia hora em que a reportagem esteve no local, vários motoristas foram flagrados cometendo delitos no trânsito. Até carro de autoescola preferiu arriscar manobra proibida (atravessar a pista) para tentar ganhar tempo.
Para facilitar a conversão proibida, vândalos arrancaram alguns tachões fixados na entrada do bairro São Lucas. Quem mora na região reclama que falta fiscalização.
"Nunca vi um agente de trânsito trabalhando aqui. Eles deveriam ficar um tempo aqui orientando os motoristas quanto às proibições. E, posteriormente, penalizar aqueles que insistem em colocar a vida dos outros em perigo", disse Carlos Roberto Pereira.   
Em nota, a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef) informou que novos tachões serão colocados no trecho até o fim do próximo trimestre. Como a via é estadual, a Semdef busca parceria com o governo do Estado para uma solução definitiva. A fiscalização, assegura, tem sido feita "em conjunto com a Polícia Militar". 


Duas mortes no local
 
Entre os acidentes mais graves registrados este ano na região do bairro Caiçara, está o que envolveu motocicleta e caminhão baú no dia 28 de março.
Marcos Vinicius Pinheiro Lima, 23 anos, seguia para o bairro BNH, mesmo sentido do caminhão, pilotando sua moto. 
O motorista do veículo de carga fez a perigosa conversão para a esquerda - o que é proibido - para atravessar a pista e entrar no bairro São Lucas. 
O motociclista, que vinha atrás, acabou colidindo na barra de ferro que protegia a lateral do baú. Com o forte impacto, Marcos caiu embaixo do caminhão e morreu na hora.
Outro acidente parecido aconteceu no mesmo local, dois anos antes. Em 17 de abril de 2011, Rayan Lima Gonçalves, 22 anos, seguia de moto em direção ao Centro. A motorista de um carro modelo Corsa, que seguia no sentido contrário, ao tentar entrar para o bairro São Lucas, bateu de frente com o motociclista. Rayan chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

A condutora do carro, que não possuía habilitação, fugiu sem prestar socorro e acabou detida, mas por poucas horas. Ela foi autuada em flagrante. Porém, após prestar depoimento, pagou fiança de R$ 1 mil e a polícia a liberou.
Pai de Rayan, Gedson Gonçalves afirma que toda a família está revoltada com a impunidade para as pessoas que matam no trânsito. 
"Perdi meu filho e aquela mulher até hoje não foi punida. Que justiça é essa?", reclama, indignado.
 

Comentários