Marataízes oferece curso de derivados do leite - Jornal Fato
Notícias

Marataízes oferece curso de derivados do leite


Com o objetivo de capacitar e oferecer alternativas de agregação de valor ao leite,  por meio de seus derivados, o Sindicato Rural de Marataízes e Itapemirim e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano, realizaram recentemente, na Escola Profª. Zeni Mendes de Souza, em Cabeceira de Caculucagem, interior de Marataízes, um curso de derivados do leite.

A capacitação foi ministrada pela instrutora Lygia Mara Fernandes, do SENAR. Cerca de treze mulheres foram contempladas e já fazem planos para o futuro.

Os cursos são gratuitos  e as participantes aprenderam técnicas de fabricação de requeijão, creme de leite, mussarela, queijo minas frescal, queijos com especiarias (temperos diversos), queijo com goiabada, iogurte, doce de leite, além de métodos de aproveitamento do soro na fabricação de ricota e bebida láctea.

No início da capacitação, as alunas tiveram aulas sobre boas práticas de fabricação para o processamento dos derivados do leite, bem como processos de higiene, desde a retirada do produto no curral até a produção. As técnicas de pasteurização também foram ensinadas.

A servente da escola, Silvana Araújo Vidal, já se sente preparada para produzir sozinha. "O curso foi ótimo, aproveitei todos os momentos e a professora é excelente. Ã? incrível como podemos fazer tantas delícias a partir do leite e acredito que eu já consiga fazer sozinha. O melhor de tudo, a professora nos fez sentir que somos capazes de fazer tudo isso"?, salientou a aluna.

Para o secretário municipal de Trabalho, José Rubens Brumana, mais importante do que aprender a fabricar é colocar em prática a comercialização dos produtos.

Para isso, juntamente com o Sindicato Rural, incentivou a criação de uma cooperativa na localidade, visando à geração de emprego e renda para as famílias da localidade.

Segundo José Rubens, outros cursos já estão em fase de planejamento. Até o final do ano, a Secretaria de Trabalho pretende oferecer mais treinamentos voltados para a capacitação da mão de obra local, levando em conta as oportunidades do mercado e a proximidade da temporada de verão no balneário.

Comentários