Tubarão capturado em Ubu está criticamente extinto e não traz riscos a humanos - Jornal Fato
Meio Ambiente

Tubarão capturado em Ubu está criticamente extinto e não traz riscos a humanos

O coordenador explica que não foi possível medir ou pesar o animal antes de ser levado pelos pescadores e que a espécie é rara de ser encontrada.


O tubarão capturado na tarde da última sexta-feira (20), a 200 metros da praia de Ubu, em Anchieta, é um Tubarão Mangona, uma espécie criticamente ameaçada de extinção em todo o mundo, extremamente dócil e que não apresenta perigos para o ser humano.

A informação foi transmitida para a equipe do jornalismo do FATO pelo Mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura e Doutor em Biologia Animal, Jones Santander Neto. O professor do Ifes de Piúma, é também Coordenador do Laboratório de Dinâmica de Populações Marinhas do Espírito Santo (DIMAR) do Espírito Santo.

O coordenador explica que não foi possível medir ou pesar o animal antes de ser levado pelos pescadores e que a espécie é rara de ser encontrada, principalmente nesta região.

"Só tenho uma foto e um vídeo, mas acreditamos que esta fêmea tinha em torno de 220-230 cm, ou seja, madura. A espécie não é muito comum na região devido a já baixa abundância em que ocorre no ambiente perante seu status de ameaça. A espécie provavelmente encontra no Espírito Santo o limite Norte de sua distribuição no Brasil, cuja maior ocorrência se dá na região Sul do país", explica Jones.

 

Tubarão Mangona

A espécie atinge 325 cm de comprimento total e matura com cerca de 220 cm. Tem um ciclo reprodutivo bienal - reproduz uma vez a cada dois anos -, e cada gestação gera apenas dois filhotes pois é um animal que apresenta uma espécie canibalismo intrauterino onde embriões maiores se alimentam de embriões menores e ovos no útero da fêmea.

É uma espécie ameaçada devido a características de sua história de vida como crescimento lento, maturação tardia, baixa fecundidade.

 

50 espécies no ES

O professor explica existem cerca de 50 espécies de tubarões registradas no Espírito Santo, e que o Dimar ES está em fase final de escrita para publicar em periódico científico dissertando sobre as espécies e suas localizações.

"As espécies de tubarões mais comuns de serem capturadas no ES dependem do tipo de pescarias, que em pescarias de rede de emalhe em regiões costeiras é o "Tubarão Frango", uma espécie de pequeno porte que atinge cerca de 110 cm e em pescarias de espinhel pelágico o "Tubarão Azul", uma espécie oceânica de grande porte que atinge cerca de 380 cm", completa Jones.

 

Dimar ES

O Laboratório de Dinâmica de Populações Marinhas do Espírito Santo (DIMAR) do Espírito Santo realiza pesquisas com dinâmica de populações - uso de habitat, reprodução, idade e crescimento - e avaliação de populações de tubarões e raias, peixes e crustáceos.

O Dimar foi fundado em 2016, um ano após a chegada de Jones Santander Neto ao Ifes/Piúma. Os trabalhos realizados no Dimar auxiliam na determinação de medidas de manejo para garantir a exploração sustentável dos recursos pesqueiros, bem como auxilia nas avaliações de estoque das espécies que serão usadas para definir o status de ameaça das mesmas.

 

por Guilherme Gomes

 

 

Comentários