Revogado Estado de Atenção sobre situação hídrica no ES - Jornal Fato
Meio Ambiente

Revogado Estado de Atenção sobre situação hídrica no ES

Chuvas ocorridas no fim de dezembro e durante janeiro foram suficientes para aumentar vazão de rios; Agência Estadual de Recursos Hídricos impusera restrições para diversos setores usuários da água


- Rio Itapemirim - Arquivo/ES de FATO

Devido à normalização na vazão dos principais rios e cursos d'água de domínio do Espírito Santo, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) revogou a Resolução do Estado de Alerta sobre a situação hídrica.

A Resolução 001/2024 sobre a revogação do Estado de Alerta, publicada no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira (31), recomenda também que a população faça uso racional dos recursos hídricos e adote medidas para a redução do consumo de água.

Diretor-presidente da Agerh, Fábio Ahnert explica que a revogação do Estado de Alerta se dá por causa das chuvas ocorridas no fim do último mês de dezembro e durante este mês janeiro, que foram suficientes para aumentar as vazões dos rios, possibilitando o restabelecimento dos usos dos recursos hídricos sem as restrições do Estado de Alerta.

"Os dados de monitoramento mostraram consistência na recuperação das vazões, mas a Agerh e os órgãos integrantes do sistema Alerta ES continuam acompanhando e monitorando a situação hidrológica. É importante também ressaltar as recomendações para uso racional e sustentável da água", acrescenta Fabio Ahnert.

A Agência declarou, no dia 08 de dezembro, Estado de Alerta, com uma série de recomendações e restrições para os diversos setores usuários da água, como as indústrias, companhias públicas e privadas de saneamento, e serviços

autônomos municipais de água e esgoto, agricultura, órgãos licenciadores, entre outros.

A Agerh e as instituições integrantes do Sistema Alerta ES informam que continuam acompanhando a situação hidrológica em todo o Estado e a Agência poderá estabelecer outras medidas de acordo com a condição hídrica.

Para ter acesso à resolução 001/2024 na íntegra clique aqui.



Comentários