Projeto quer ensinar às crianças o valor do meio ambiente - Jornal Fato
Meio Ambiente

Projeto quer ensinar às crianças o valor do meio ambiente

A prefeitura promove o evento de implantação nesta quarta-feira (6), a partir das 8h


Ação é conduzida pela equipe da Semma, que iniciou plantio de mudas no Gilson Carone, nesta terça - Foto: Divulgação/PMCI

Tradicionalmente instalado em lateral de rua nas comunidades, o projeto Ponto de Flor chegará pela primeira vez em área interna, durante a programação para o mês do meio ambiente em Cachoeiro. Foi escolhida a escola municipal Sirda Rocha.

Quem vai cuidar do espaço são os alunos, com idade até quatro anos, e a equipe do colégio, incluindo professores. A prefeitura promove o evento de implantação nesta quarta-feira (6), a partir das 8h.

A proposta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) é fazer com que as crianças vivenciem a relação entre o cotidiano e a natureza. "Assim, conhecendo a real origem do alimento, como a fruta ou os temperos no almoço, cada um tem a chance de ampliar a sensibilidade quanto à causa ambiental. Isso é muito importante para formar um público de jovens e adultos mais consciente", avalia o secretário de Meio Ambiente em exercício, Fernando Martins.

Um dos critérios para escolha da escola, que fica no bairro Abelardo Machado, foi o pequeno canteiro onde a equipe já cultiva temperos que são usados na cozinha. Será usada também uma área onde a Semma plantou grama, na semana passada, e a escola complementou afixando, nas paredes, caixas para formar base de um jardim suspenso.

"Nossa equipe da escola está muito realizada e até ansiosa com o início desse trabalho com o jardim, e já estamos preparando a volta da antiga horta, com apoio dos pais de alunos. Seja com o espaço dos temperos ou após dicas sobre descarte correto de lixo, por exemplo, a gente percebe que as crianças assumem o cuidado e passam a cobrar da família esse mesmo cuidado", destaca a gestora da escola, Nelice Vieira.

A equipe de Educação Ambiental vai reaproveitar antigas gavetas de plástico para abrigar as novas mudas e criar estrutura para ampliação e manutenção desse espaço. As crianças vão participar do plantio e de um bate-papo com as equipes da Semma a respeito de vários temas ligados à preservação ecológica.

Plantio já começou no bairro Gilson Carone

Nesta terça-feira (5), o bairro Gilson Carone recebeu o início do plantio de 68 árvores, na subida de acesso ao Residencial Otílio Roncetti. Com apoio da associação de moradores, a atividade contou com servidores das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), de Obras (Semo) e de Serviços Urbanos (Semsur).

A equipe de Educação Ambiental promoveu orientação com a comunidade durante o plantio. "Explicamos a eles o trabalho e os benefícios futuros do plantio, que vai continuar ao longo deste mês. Cachoeiro é muito quente, e os moradores se mostraram satisfeitos em ter, em breve, uma caminhada mais agradável para chegar aos apartamentos", conta Martins.


Confira as próximas atividades!
Dia 7 - quinta
lançamento do projeto Caixa Ecológica, com contação de história
na escola José Taveira (Abelardo Machado), das 8h30 às 14h30

Dia 10 - domingo
caminhada até a parte alta do bairro São Geraldo
saída da Apae, às 7h

Dia 20 - quarta
palestra e oficinas com base no projeto Vem Reciclar
no Centro de Convivência Vida Ativa (São Geraldo), às 9h

Comentários