Kennedy investe em saneamento e preservação de nascentes - Jornal Fato
Meio Ambiente

Kennedy investe em saneamento e preservação de nascentes


Leandro Rainha: "mais de 45 mil mudas foram plantadas para reflorestar mananciais" (Foto: Divulgação/PMPK)

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente poucos temas são tão importantes para serem lembrados quanto saneamento básico e reflorestamento de nascentes. É o que destaca o secretário de Meio Ambiente de Presidente Kennedy, Leandro da Costa Rainha.

 

Por meio do Projeto Olho D'água, quase 90 nascentes do município estão sendo recuperadas, com o plantio de mais de 45 mil mudas de árvores e a conscientização de proprietários rurais sobre a importância do reflorestamento e da proteção dos mananciais.

 

"Incentivamos os agricultores e pecuaristas a também serem produtores de água, a seca trouxe muita preocupação. Além das mudas, fornecemos todo o material (mourão, arame e grampo) para fazer o cercamento da nascente. Ainda realizamos o georreferenciamento delas", informa Rainha, acrescentando que a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente faz o acompanhamento do trabalho de reflorestamento e proteção in loco. A pasta conta com engenheiro florestal, engenheiros ambientais, biólogos, técnicos, entre outros profissionais. "Temos uma equipe muito boa", orgulha-se. 

 

A Prefeitura de Presidente Kennedy, divulga Rainha, está na fase de conclusão do seu plano de saneamento básico. "Elaborado nos quatro eixos", diz o secretário, para explicar em seguida: "diferente de como a maioria dos municípios faz, visando apenas água e esgoto. O nosso engloba - além do abastecimento de água potável e do esgotamento sanitário - também drenagem fluvial (para evitar enchentes na cidade) e manejo de resíduos sólidos".    

 

Um dos "carros-chefes" da Secretaria de Meio Ambiente kennedense é a coleta seletiva de lixo. "A destinação do lixo coletado é ambientalmente adequada, tudo vai para aterro sanitário em Cachoeiro de Itapemirim". Rainha complementa, citando a estrutura e organização: "temos caminhões compactadores, área de transbordo, caixa estacionária. O caminhão já vai direto no container, não cai nada no chão. Quando falamos em gerenciamento do lixo, alguns municípios acham que é só recolhê-lo, mas não é apenas isso. A Política Nacional de Resíduos Sólidos determina que haja coleta seletiva".  

 

O governo federal, portanto, exige que as cidades organizem os catadores em associações. "Vários municípios começaram a formá-las. Nós fizemos diferente, buscamos pessoas em vulnerabilidade social, principalmente as inscritas no CadÚnico, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. E a partir delas se formou a associação", lembra.

 

A Prefeitura de Presidente Kennedy capacitou os catadores e forneceu todos os equipamentos e instrumentos necessários, inclusive a sede, que funciona no terreno da própria pasta de Meio Ambiente, em um amplo galpão. "Hoje trabalham, ganham seu sustento", comenta Rainha.          

 

 

PDM

 

O secretário municipal informa ainda que a expectativa é de que nos próximos meses a Câmara de Vereadores de Presidente Kennedy aprove o Plano Diretor Municipal (que regulamenta o uso e ocupação do solo).

 

"Pela lei, apenas municípios com mais de 200 mil habitantes precisam ter PDM, ou os que vão receber grandes investimentos", diz Leandro Rainha, se referindo ao Porto Central.

 

Esporte e educação

 

A Secretaria de Meio Ambiente de Presidente Kennedy costuma promover eventos esportivos para divulgar seus projetos, como o de coleta seletiva, por exemplo. Há distribuição de brindes alusivos às campanhas.

 

Já fizeram parte das atividades passeio ciclístico, caminhada ecológica, e trilha de trekking no Morro do Serrote, um dos maiores do Estado. 

Comentários