Estudantes apresentam mostra científica - Jornal Fato
Meio Ambiente

Estudantes apresentam mostra científica


Foto PMCI

 

Redação

 

Estudantes de sete escolas municipais apresentam nesta quarta-feira (dia 26), em Mostra Científica na Praça de Fátima, na Beira-Rio, trabalhos desenvolvidos no Programa " A História do Saneamento", uma parceria entre a Odebrecht Ambiental e a Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro de Itapemirim.

 

A mostra reúne trabalhos socioambientais desenvolvidos por educadores e estudantes, por meio de pesquisa de dados históricos, fotográficos e audiovisuais realizada ao longo do ano por instituições de ensino do município.
 
Os trabalhos estarão expostos das 8 às 11 horas, quando os estudantes do 5º e do 6º anos também falarão sobre o  processo de desenvolvimento e os resultados verificados.

 

A Mostra Científica encerra as atividades do Programa "A História do Saneamento", iniciado em abril deste ano, com participação de 14 escolas, envolvendo cerca de 1.000 estudantes. O objetivo foi promover uma participação efetiva da comunidade educacional no processo de saneamento básico de Cachoeiro de Itapemirim, por meio do incentivo à pesquisa e à produção de texto.
 
Segundo Micheline Bernabé, responsável pela área de Responsabilidade Socioambiental da Odebrecht Ambiental, durante as atividades os estudantes fizeram uma reflexão sobre a importância do saneamento básico para o meio ambiente e a saúde. Antes, como etapa preparatória, no mês de abril, professores das escolas interessadas participaram de uma Formação Continuada para o Saneamento do Programa "A História do Saneamento".
 
Na Mostra Científica desta quarta-feira, participarão com trabalhos as seguintes escolas municipais de ensino básico: Anisio Vieira de Almeida Ramos, Jenny Guardia, Julieta Deps Tallon, Professor Deusdedit Baptista, Professor Pedro Estellita Herkenhoff, Professor Valdy Freitas e Professor Florisbelo Neves.

 

Uma banca examinadora, formada por representantes da Agersa, da Diocese de Cachoeiro e da Flona de Pacotuba avaliará os trabalhos. O que obtiver a melhor pontuação receberá um prêmio como forma de incentivo para dar continuidade às atividades desenvolvidas.
 
O biólogo responsável pela área de projetos de Saúde e  Meio Ambiente na Seme, Paulo Arantes, comentou que, ao longo de seis meses do programa, de forma  interdisciplinar, professores de Português, História, Geografia e Ciências trabalharam o tema com os alunos em sala de aula. "Foram enfatizados com os estudantes a evolução dos serviços de água e esgoto em Cachoeiro, mostrando como era no passado, o quanto avançou e como melhorar no futuro, conscientizando e fazendo dos estudantes disseminadores de informações".

 

Comentários