Corte de 38 árvores para reforma de praça desagrada moradores - Jornal Fato
Meio Ambiente

Corte de 38 árvores para reforma de praça desagrada moradores

Apenas cinco árvores devem permanecer na praça que passará por uma obra de revitalização.


 

O corte de 38 árvores da Praça da Barra de Itapemirim, balneário de Marataízes, tem gerado descontentamento por parte dos moradores do local.

 

De acordo com o professor aposentado José Rubens Brumana, além dos troncos comprometidos que precisavam ser retirados, algumas árvores centenárias e sadias também foram cortadas. Ficando apenas duas palmeiras e três espécies nativas.

 

"Estamos muito chateados. Algumas árvores realmente precisavam ser retiradas. Mas árvores saudáveis foram arrancadas sem necessidade. Uma verdadeira depredação ecológica", lamentou.

A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação Municipal que iria esclarecer a retirada das árvores por meio de nota, porém, até o fechamento desta matéria não houve retorno por parte da prefeitura de Marataízes.

 

Depoimentos

 

"Com toda a modernidade em projetos ecologicamente corretos, vão 38 árvores, em sua maioria sadias, sem necessidade. Adequação não é destruição", disse Rogério Siqueira Cristo, ambientalista e paisagista.

 

"Parece que perdi alguém da família ou que conhecia há tempos", lamentou Elma Torres, moradora.

 

"O que a natureza leva décadas para crescer e florescer, o homem destrói em segundos", comenta Carlos Cesar da Silva, morador.

 

"Brinquei muito nessas árvores. Minha infância passa a não possuir referências", disse Willer Bourguignon, morador.

 

"Qual o intuito maldoso que ainda não entendi. Destruir tantas árvores para revitalizar uma praça sem sombra?", questiona Júnia Paz, moradora.

 

Comentários