Alunos aprendem com teatro e aplicam as lições na prática - Jornal Fato
Meio Ambiente

Alunos aprendem com teatro e aplicam as lições na prática

Peça e plantio de mudas em escola marcam o segundo dia da Semana do Meio Ambiente


'Jornal Ambiental? ensina sobre meio ambiente e alunos fazem plantio de mudas na escola

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Glória Nunes Nemer tiveram verdadeiras aulas sobre meio-ambiente nesta quarta-feira (06), em Marataízes. Primeiro assistiram apresentação da peça teatral, "Jornal Ambiental", que leva mensagens sobre economia de água e preservação.

Logo em seguida, puderam colocar em prática o que aprenderam, no plantio de 15 mudas de Ipês de diversas cores e Pau-Ferro, espécies nativas da Mata Atlântica, numa área em frente escola. A ação teve a parceria dos professores e alunos do Projeto Preservação Especial da Apae de Marataízes.

Segundo o Secretário de Meio ambiente, Antônio Carlos Sader, conscientizar alunos é garantir a continuidade dessas ações no futuro. "Estivemos nesta escola no ano passado e plantamos mudas de Ipês no seu entorno e vejo o cuidado e o zelo que estão tendo", diz o secretário.

Para o professor da Apae de Marataízes, Édpo Ferreira, responsável junto ao professor Osmar Barbosa pelo projeto Preservação Especial, em parceria com o Rotary Club de Marataízes, ações são importantes porque cada um fazendo a sua parte quem ganha é o meio ambiente.

A Apae possui um viveiro de mudas de Ipês amarelo e rosa, mulungu e pau ferro, com a participação ativa dos alunos desde a semeadura ao plantio. "Estamos aumentando a produção de mudas no nosso viveiro na Apae para doação, contribuindo com as ações ambientais." Ressalta.

"Inserimos o teatro na Semana do Meio Ambiente porque percebemos que é ferramenta importantíssima para dialogar com os alunos sobre o assunto. Através do lúdico, a mensagem fixa com mais facilidade e eles aprendem brincando a cuidar do meio ambiente e ainda, serão propagadores em meio à família e na comunidade sobre o que aprenderam na escola", frisa Rodrigo Marvila, coordenador do Programa Municipal de Educação Ambiental de Marataízes.

Comentários