Unidades de saúde oferecem tratamento para diabetes - Jornal Fato
Geral

Unidades de saúde oferecem tratamento para diabetes

São 5.903 mil pacientes diabéticos em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Cachoeiro de Itapemirim


Atualmente, 5.903 mil pacientes recebem acompanhamento pelo SUS no município - Divulgação/PMCI

Foi a partir de uma consulta de rotina na unidade básica de saúde do bairro Arariguaba, onde mora, que o motorista e servidor público Sebastião Apolinário Filho, de 55 anos, descobriu que tem diabetes. 

"Foi há seis meses. No início, não levei a sério e não me cuidei. O resultado foi uma internação hospitalar. Agora, sigo corretamente o que o médico fala, porque não quero passar por tudo novamente, e sei do perigo que é o diabetes", conta.

Ele é um dos 5.903 mil pacientes diabéticos em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Nas unidades de saúde, eles participam de ações de promoção à saúde e recebem orientações sobre a prevenção de complicações, além de realizarem consultas regulares com profissionais de saúde e exames para o controle da doença.

"O acompanhamento oferecido na rede básica é decisivo não só para garantir a qualidade de vida do paciente como, também, para evitar a hospitalização e sérias complicações", destaca a secretária de Saúde, Luciara Botelho.

Mas as ações da Secretaria de Saúde de Cachoeiro também têm foco na prevenção de novos casos. "Neste mês, estamos dando ênfase à conscientização do público masculino, como parte das atividades da programação do Novembro Azul", afirma a coordenadora de Saúde do Idoso e do programa Hiperdia, Ivana Ribeiro.

Programas implantados em unidades de saúde de Cachoeiro nos últimos dois anos estão reforçando as ações preventivas. São eles o Saúde em Movimento, que estimula a adoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, para prevenir doenças e agravos não transmissíveis (Dants), como o diabetes, e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que ampliam o acompanhamento oferecido aos pacientes, com equipes formadas por nutricionista, fisioterapeuta e outros profissionais.

O que é diabetes?

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto - a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Sintomas

Sede intensa, urina em excesso, fome, cansaço, coceira no corpo e visão turva são sintomas da doença. A diabetes do tipo 1 costuma surgir na infância e adolescência. A do tipo 2 está relacionada ao excesso de peso e má alimentação, aparecendo principalmente após os 35 anos de idade. Pacientes com suspeita devem procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima de casa.

Comentários