Trinta artesãos de carteirinha - Jornal Fato
Geral

Trinta artesãos de carteirinha

O documento permite benefícios fundamentais para a classe e é válida como documento de identificação em todo território nacional


Prefeitura entrega carteira nacional do artesão: documento garante série de benefícios - Foto: Divulgação

Em solenidade promovida no Museu de Ciência e Tecnologia, ontem, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Cachoeiro (Semdec) entregou a 30 profissionais de artesanato do município a Carteira Nacional do Artesão.

Emitida gratuitamente pelo governo federal, sem exigência de anuidades ou taxa de adesão, o documento permite benefícios fundamentais para a classe e é válida como documento de identificação em todo território nacional.

"Muito importante nesse momento, principalmente por conta do reaquecimento da economia, a carteira trará aos artesãos contemplados uma série de vantagens consistentes para a garantia de suas atividades", considerou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo.

A subsecretária de Trabalho e Renda, Andressa Colombiano, corroborou a avaliação de Macedo. "Trata-se de um documento que dignifica e valoriza, ainda mais, a profissão do artesanato", acrescentou ela.

A carteira é emitida após o registro de dados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que tem por objetivo a implantação de políticas públicas para a categoria. Com ela, artesãos poderão participar de feiras dentro e fora do estado, tendo a profissão reconhecida como fonte de renda.

Para ter direito ao documento, o profissional precisa ter mais de 16 anos, além de passar por prova prática para comprovação da habilidade como artesão.

Comentários

VEJA TAMBÉM...