Trânsito parado e população indignada - Jornal Fato
Geral

Trânsito parado e população indignada

Moradores de Coutinho, em Cachoeiro, colocaram fogo em galhos de árvores e pneus em manifesto ao fechamento do posto de saúde


Dezenas de moradores do distrito de Coutinho, em Cachoeiro de Itapemirim, fecharam a Rodovia ES 482, na altura da localidade de Duas Barras, em manifestação ao fechamento do posto de saúde da comunidade.

 

Segunda -feira (19) foi o último dia de atendimento no posto de saúde daquele distrito. Agora, quem precisar de consulta médica terá que procurar a unidade de Itaoca Pedra, localizado a alguns quilômetros de Coutinho, fato que gerou revolta na comunidade que foi para as ruas em protesto.

 

Moradores colocaram fogo em galhos de árvore e pneus fechando uma das principais vias de acesso à região do Caparaó e serrana.

 

Pelo menos sete equipes do serviço de rádio patrulha, batalhão de trânsito e Grupo de Apoio Operacional (GAO) da Polícia Militar foram ao local para acalmar os ânimos dos manifestantes que não se conformam com o fechamento do posto de saúde. O trânsito ficou bastante complicado na região e equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para apagar as chamas para que a pista fosse totalmente liberada. 

 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que vem acompanhando as solicitações dos moradores para adaptar o máximo possível a realidade do município às necessidades de quem precisa do atendimento. "Porém, por enquanto, não é possível manter o local de atendimento fixo em Coutinho", disse.

 

A secretaria avalia a possibilidade de manter atendimento fixo do médico em Coutinho duas vezes na semana. A equipe continuará atendendo, mas como apoio à unidade do distrito de Itaoca, que passa a ser a referência.

 

Na unidade de Itaoca, o Programa Saúde da Família (PSF) será mantido, pela manhã e à tarde, além do pronto atendimento, até as 19h00, todos os dias da semana. Toda a região que compreende os dois distritos será atendida também por uma ambulância que ficará disponível em sistema 24 horas, garante o Município.

 

Os moradores prometeram uma nova manifestação para amanhã, a partir das 16h00, sem previsão de reabertura da rodovia, caso o posto de saúde de Coutinho não volte a funcionar.

 

 

Comentários