Rotativo e corredores vão privilegiar ônibus - Jornal Fato
Geral

Rotativo e corredores vão privilegiar ônibus

Segundo o secretário Jonei Petri, número de pontos de ônibus também deve ser reduzido


Ilustrativa

A prefeitura de Cachoeiro deve adotar uma série de medidas para incentivar o uso do transporte coletivo, que está em crise. Um dos trunfos para que o cidadão deixe em casa o veículo e embarque nos ônibus é a reimplantação do estacionamento rotativo nas ruas centrais do município, com tarifa mínima igual ao valor da passagem.

A expectativa, de acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri, é de que a licitação do serviço seja aberta ainda neste ano.

Outra medida, para dar mais fluidez é a criação de corredores exclusivos e preferenciais para ônibus e a redução do número de pontos de parada, em 30%, casos ainda em estudo. "São aspectos de mobilidade urbana, mas que impactam diretamente na tarifa", diz o secretário.

Vice-prefeito diz que não há elementos para dar subsídio

A maioria dos pronunciamentos na audiência pública foi favorável ao subsídio ao transporte coletivo em Cachoeiro. Uma das mais ruidosas exceções foi o vice-prefeito Jonas Nogueira (PP). A autoria do projeto que pretende implantar o subsídio é da Prefeitura.

Jonas que se opôs, inicialmente, por considerar a falta de transparência no acesso às informações e planilhas utilizadas para lastrear o valor da ajuda ao sistema. "É necessário aprofundar o debate, para tomar uma decisão justa", diz.

Quando a palavra foi franqueada ao público, a maioria criticou a qualidade do serviço, e pouco de falou sobre o subsídio.

Comentários