Reforma do Centro de Saúde será autorizada amanhã - Jornal Fato
Geral

Reforma do Centro de Saúde será autorizada amanhã

Entre as melhorias previstas com a obra está a instalação de elevador com acessibilidade


A ordem de serviço para conclusão da reforma do Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu, localizado no bairro Santo Antônio, em Cachoeiro, será assinada nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Victor Coelho. A solenidade será realizada na própria policlínica, a partir das 10h.

A obra garantirá uma série de melhorias para a unidade, sem qualquer comprometimento da arquitetura original do prédio histórico. Entre as intervenções a serem realizadas estão adaptação dos banheiros para uso adequado por pessoas com deficiência, instalação de elevador com acessibilidade, reparos nas janelas e nas instalações hidrossanitárias, pintura geral, novos forros e vidros e substituição da cobertura.

A reforma conta com recursos repassados pelo Ministério das Cidades, num investimento orçado em R$ 794.940,99. O tempo para conclusão está estimado em 360 dias.

"Trata-se de um prédio histórico, que nunca passou por uma obra dessa magnitude. Os serviços ofertados no Centro de Saúde cresceram e, hoje, essa reforma vem para atender aos novos padrões sanitários. Consequentemente, trará conforto e atendimento ainda mais humanizado para a população de Cachoeiro", destaca Luciara Botelho, secretária municipal de Saúde.

Mais investimentos em saúde

Em junho, também foram retomadas as obras de reforma do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, que estavam paralisadas desde 2015, por desistência da primeira empresa contratada.

Com investimento de R$ 735.900,72 e previsão de conclusão em 270 dias, a reforma visa, principalmente, a ampliação e melhoria das instalações do PPG, com adequações aos novos padrões sanitários. Também estão previstas a construção de uma subestação de energia e uma central de gás para abastecimento do centro de saúde, bem como um posto policial para reforçar a segurança.

A prefeitura também está investindo na informatização das unidades básicas de saúde do município. No fim de junho, foi iniciada a instalação de 88 novos computadores nas unidades, os quais possuem link direto com o Ministério da Saúde e com a central na Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Em fase de teste, o sistema facilita o armazenamento das demandas das comunidades. Mais 166 máquinas estão previstas para chegar.

 

Comentários