Rede Cuidar atende mais de 30 mil pessoas em um ano - Jornal Fato
Geral

Rede Cuidar atende mais de 30 mil pessoas em um ano

A unidade em Nova Venécia foi primeira inaugurada ? outras duas vieram depois, uma delas em Guaçuí


- Fred Loureiro/Secom-ES

No próximo sábado (15), a Rede Cuidar completa um ano de funcionamento no Espírito Santo. No período, 30.607 pessoas foram atendidas nas três unidades (Nova Venécia, Santa Teresa e Guaçuí) e 59.181 consultas e exames foram realizados.

"A Rede Cuidar está regionalizando o atendimento, ou seja, o paciente está sendo atendido mais perto de casa. Estamos ofertando serviços que não eram realizados na região e trabalhando o modelo de atenção às doenças crônicas, o que não existia no Estado. Na Rede Cuidar, o paciente realiza consultas e a maioria dos exames com uma equipe multiprofissional, e sai do atendimento com um plano de cuidados que inclui orientações de nutrição, atividades físicas e uso de medicamentos, dentre outros. Estamos reorganizando o modelo de atendimento à saúde", disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

A unidade em Nova Venécia, primeira a ser inaugurada, atende 425.796 moradores dos municípios de Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Entre os pacientes atendidos na unidade está a Lucídia Gonçalves dos Santos. Moradora de Conceição da Barra, ela é hipertensa e diabética, e após o atendimento na unidade, seguindo as orientações médicas, controlou a glicemia e a pressão arterial e melhorou sua visão já comprometida pelo diabetes. "Eu estava ficando cega. Não enxergava nada e vivia tropeçando nas ruas, caindo. Mas com o tratamento que comecei a fazer e tomando os remédios regularmente, minha vista voltou ao normal. Agora estou enxergando bem. A minha glicose também melhorou bastante. Na Rede Cuidar eu passei pelo endocrinologista, pela nutricionista. Passei por uns cinco médicos e, também, pelas meninas que aferem a pressão. Agora já estou perto de retornar", contou.

A aposentada Nélia Ferrari, 71 anos, foi a primeira paciente atendida em Nova Venécia. Após um ano, contou que o atendimento que recebeu na unidade foi muito bom. "Gostei muito do atendimento de todos lá. As meninas são muito legais e os médicos muito atenciosos, me atenderam muito bem. Agora só vou voltar lá quando tiver a indicação daqui da unidade de saúde para ir", disse.

A segunda unidade da Rede Cuidar implantada no Estado foi em Santa Teresa, inaugurada em abril deste ano. A unidade atende 146.552 moradores dos municípios de Santa Teresa, Fundão, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra e São Roque do Canaã.

Em agosto foi aberta a terceira unidade, em Guaçuí, que atende aproximadamente 230 mil moradores de 14 municípios da região Sul (Guaçuí, Irupi, Iúna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Bom Jesus do Norte, Apiacá, Mimoso do Sul, São José do Calçado e Muqui).

 

Rede Cuidar

A Rede Cuidar reorganiza o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, desde a porta de entrada na unidade de saúde do município, passando pelas consultas e exames até a rede hospitalar.

Entre os benefícios para a população estão o atendimento mais próximo, evitando o deslocamento; o aumento da oferta de consultas e exames; a redução do tempo de espera para consultas e exames; o atendimento personalizado e humanizado; a integração das equipes da atenção primária às equipes da atenção especializada, garantindo um atendimento multiprofissional capaz de resolver até 95% dos problemas de saúde da população em sua própria região.

Serão cinco unidades - Nova Venécia, Santa Teresa, Guaçuí (em funcionamento), Linhares (até o final de 2018) e Domingos Martins - cobrindo todo o estado com consultas e exames especializados mais perto de casa.

Com todas as unidades em funcionamento, estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas deixem de ser direcionadas para a Grande Vitória em busca de atendimentos, garantindo mais qualidade de vida ao cidadão.

Para ser atendido na Rede Cuidar, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde do seu município. Após avaliação, de acordo com a sua necessidade, será encaminhado para a Rede Cuidar.

 

Comentários