Recuperação de ruas e obras de drenagem avançaram em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Recuperação de ruas e obras de drenagem avançaram em Cachoeiro

Asfalto teve reparos em vias de grande movimentação, como a Beira Rio e a Linha Vermelha


Cachoeiro teve avanços em recuperação de ruas e implantação e reparos em redes de drenagem em 2017, tanto na sede quanto no distritos. É o que aponta relatório anual da Secretaria Municipal de Obras (Semo).

 

De acordo com a Semo, foram executadas 472 obras no município no ano passado, incluindo intervenções visando reparo em calçamento, em asfalto, construção de muretas e muros de arrimo, entre outras.

 

Logo no início do ano, a rua Eugênio Amorim, via de grande importância no bairro Guandu, recebeu a implantação de uma rede de captação de água pluvial, amenizando problemas com alagamentos recorrentes no local. Também para minimizar danos das águas nos períodos de chuva, foram realizadas obras de drenagem nos bairros Vila Rica, Basileia e Zumbi.

 

No distrito de Itaoca, oito ruas foram beneficiadas no ano passado com novas redes de drenagem ou melhoria nas já existentes. Houve ainda reparos de drenagem em ruas de bairros como Centro, IBC, São Franscisco de Assis, Otton Marins, Jardim Itapemirim, Santo Antônio, Jardim América, Monte Cristo e Village da Luz.

 

No quesito recuperação de ruas, o trabalho foi intensificado a partir de agosto com a chegada de 120 toneladas de asfalto do tipo quente, que tem melhor aplicação e maior durabilidade. O asfaltamento foi feito em lugares de grande movimentação, como avenida Beira Rio e áreas por onde passam a avenida Jones dos Santos Neves e a Linha Vermelha, ruas dos bairros Elpídio Volpini (Valão), Guandu, Otton Marins e Centro, bem como a localidade de São Joaquim.

 

Houve ainda reparos em vias asfaltadas de diversos bairros como Boa Vista, Baiminas, BNH de Baixo, BNH de Cima, Coramara, Vila Rica, Zumbi, Valão (com destaque para Avenida Mauro Miranda Madureira), Centro, Abelardo Machado, Nossa Senhora de Fátima e Amarelo, além da Linha Vermelha, entre os bairros IBC e Coronel Borges.

 

A Semo também realizou obras de recuperação de danos causados pelas chuvas em locais de bairros como São Luiz Gonzaga, Zumbi e Nossa Senhora de Fátima, incluindo a construção de muros de contenção.

 

"Com empenho de toda a nossa equipe, conseguimos conciliar tanto o trabalho em demandas emergenciais quanto intervenções que necessitam de um prazo de execução maior, mas que apresentam resultados duradouros", destaca o secretário municipal de Obras, José Santiago de Lima.

 

Vila Rica

 

O bairro Vila Rica foi um dos que mais passaram por intervenções durante o ano. Em um dos conjuntos de obras realizados, foram feitas pavimentação e melhorias em redes de drenagem de mais de dez ruas. O custo, calculado em mais de R$ 2,3 milhões, foi bancado em parte pela Secretaria de Estado de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

 

Recuperação de 120 mil paralelos de calçada

 

Foi iniciado em janeiro um trabalho em Cachoeiro para recuperar e reutilizar blocos de concreto de calçadas em obras públicas. Durante o ano, mais de 120 mil unidades do material foram reunidas.

 

Para isso, a prefeitura atuou em duas frentes: uma por meio de contato com a concessionária de água e esgoto local, a BRK Ambiental, que retira muitos deles em obras de saneamento, e outra por meio da equipe própria de pré-moldados do Centro de Manutenção Urbana (CMU), sediado no bairro São Geraldo, recolhendo em barrancos, depósitos de entulho ou terrenos baldios.

 

Diversos distritos e bairros de Cachoeiro foram beneficiados com os paralelos recuperados, o que contribuiu para revitalizar as vias do município a um custo muito menor.

Comentários