Operação desocupa áreas públicas em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Operação desocupa áreas públicas em Cachoeiro

A operação, inicialmente, aconteceu no bairro Guandu, nas regiões da Praça de Fátima e Museu Ferroviário, e no Centro, próximo à Santa Casa


Foto: Divulgação - Divulgação

Flanelinhas, moradores de rua e lavadores de automóveis foram removidos de espaços públicos na manhã desta segunda-feira (10) durante operação de desocupação. A ação teve a participação das policias Civil (PC) e Militar (PM), Ministério Público (MP) e Guarda Civil Municipal (GCM).


A operação, inicialmente, aconteceu no bairro Guandu, nas regiões da Praça de Fátima e Museu Ferroviário, e no Centro, próximo à Santa Casa. A ação, movida pelo Ministério Público, visa remover pessoas que ocupam espaços públicos sem autorização, conforme informou o subsecretário municipal de Segurança, capitão Athos Alves.


"Nesses casos, temos os flanelinhas, que usam de espaço público para fazer estacionamento e angariar recursos indevidamente. Temos também o pessoal que utiliza o espaço público para uso de bebida alcoólica e drogas".


Além dessas pessoas, a ação removeu, com auxílio da Polícia Militar Ambiental, lavadores de carro em via pública. "Nós fizemos reunião em que participaram diversas autoridades para tratar da operação. Queremos coibir atividades ilegais em espações públicos", comenta Athos.


A operação continua nesta terça-feira (11) em diversos pontos da cidade. "Vamos atuar até que consigamos acabar com as ocupações. Depois de fazer as remoções, os indivíduos são notificados para atender às ordens legais do Departamento de Posturas para a desocupação dos espaços públicos".


Segundo o capitão, caso os notificados voltem, serão conduzidos à delegacia. "A Guarda Municipal estará com mais frequência nestes pontos a fim de evitar o retorno", complementa.


Ainda de acordo com o subsecretário, a maioria das pessoas que se fixa em alguns pontos centrais de Cachoeiro não são moradores de rua por falta de poder econômico, mas por opção, embora tenham casa. "Alguns deles preferem ficar na rua por conta de uso de drogas e bebidas alcoólicas".


Após removidos, eles são encaminhados para abrigos e albergues e são orientados a voltarem para casa.

Comentários