Mulheres podem agendar exame preventivo pela internet em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Mulheres podem agendar exame preventivo pela internet em Cachoeiro

Site permite a escolha da unidade de saúde do exame e a data a ser realizado


Em Cachoeiro, tem novidade para as usuárias dos serviços de saúde pública. O exame ginecológico preventivo, fundamental no acompanhamento da saúde da mulher e na identificação de doenças como o câncer do colo do útero, agora pode ser agendado também pela internet, para realização em dez Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Implantado pela prefeitura em abril, o sistema de agendamento online possibilita que o procedimento seja marcado para as unidades localizadas nos bairros Abelardo Machado, Aeroporto, Amaral, Aquidaban, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Jardim Itapemirim, Novo Parque, Alto União e Village da Luz.

No exame preventivo, uma profissional de enfermagem realiza a análise visual da região vaginal da paciente e coleta de material para análises laboratoriais, que duram de trinta a quarenta dias.

Além disso, durante a consulta, é realizada uma avaliação do histórico clínico da paciente, que recebe orientações sobre enfermidades que atingem o público feminino e é instruída a respeito de atitudes de prevenção, como o autoexame da mama. Também são feitos encaminhamentos para consultas futuras com profissionais especializados, caso haja a necessidade.

Para realizar a marcação, basta acessar a página agendamento.cachoeiro.es.gov.br. Na primeira etapa, é preciso selecionar a categoria do atendimento pretendido (no caso, "Saúde da Mulher"), o tipo de serviço ("Preventivo"), o profissional de saúde e sua respectiva UBS. Na etapa seguinte, basta confirmar a unidade de saúde que deseja. Por fim, é preciso informar os dados pessoais e selecionar a data do exame dentre as disponíveis.

A página também apresenta orientações de preparação para fazer o exame, tais como não fazer o uso de certos de tipos de medicamento. "O exame preventivo é de extrema importância para as mulheres, no acompanahmento da saúde delas. O agendamento online torna o processo muito mais ágil e facilita o acesso às políticas públicas de saúde para o público feminino", destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Projeto-piloto

O sistema de agendamento online de serviços de saúde foi implantado em Cachoeiro como um projeto-piloto. A intenção é ampliar a possibilidade da marcação pela internet a todas as UBS do município.

Para poder utilizar o sistema, é indispensável ter em mãos o cartão do SUS. Quem ainda não possui o documento deve ir ao Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu (avenida Jones dos Santos Neves, Santo Antônio) e apresentar CPF e comprovante de residência. Os horários de atendimento são de 7h ao meio-dia e de 13h às 15h30. Mesmo aqueles que já possuem precisam realizar a atualização cadastral no Centro de Saúde, exceto os cartões que começam com o número 7.

Comentários