Mais equipes e consultas nas unidades básicas de saúde - Jornal Fato
Geral

Mais equipes e consultas nas unidades básicas de saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro aumentaram em 27% o número de consultas médicas realizadas


Reorganização de agenda nas unidades também teve impacto no aumento da oferta de consultas - Foto: Márcia Legal

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro de Itapemirim aumentaram em 27% o número de consultas médicas realizadas. De janeiro a agosto de 2017, foram 112.605 consultas nas 33 unidades do município, ante 154.269 feitas no mesmo período deste ano.

A elevação no número de consultas médicas se deu na mesma proporção do aumento de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF): de 47 em 2017 para 52 em 2018, melhorando a cobertura populacional. Além disso, houve uma reorganização da agenda das unidades, permitindo a elevação da oferta de consultas, feita com clínico geral.

As UBS são a porta de entrada do cidadão às redes de atenção à saúde do SUS. As equipes de atenção básica são bastante demandadas na prestação de várias ações, buscando promover, prevenir, diagnosticar, tratar e prover a atenção integral. Isso inclui, além da consulta médica, consulta de enfermagem, exames citopatológicos, puericultura, grupos de gestantes, idosos e tabagismo, entre outros.

O atendimento nas unidades é realizado de acordo com a rotina de cada uma, seja por meio de demanda espontânea ou agenda programada. Esse último quesito recebeu o reforço neste ano do agendamento online, que permite marcar pela internet o dia e horário de atendimento de alguns dos serviços oferecidos em parte das UBS.

"Estamos finalizando um trabalho de mapeamento do território municipal, de forma a ampliar ainda mais a cobertura das Equipes de Saúde da Família. Além disso, buscamos o aprimoramento constante dos procedimentos, o que tem impacto direto no aumento da oferta de consultas", destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Comentários