Greve acaba e lixo volta a ser coletado em Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Greve acaba e lixo volta a ser coletado em Cachoeiro

O lixo que já se acumulava nas calçadas, começou a ser recolhido no início da noite desta sexta-feira (22)


Após mais de 30 horas de paralisação, a greve dos funcionários da empresa Trattar - Limpeza Urbana e Meio Ambiente, responsável pela coleta de lixo em Cachoeiro de Itapemirim, teve fim no início da noite desta sexta-feira (22).

Os serviços foram interrompidos na manhã da última quinta-feira (21) por causa do atraso no pagamento do tíquete alimentação e só foram retomados após acordo para colocar em dia o pagamento. Os primeiros caminhões foram vistos por volta das 18h00, nas ruas do Centro. Mesmo com pouco tempo de paralisação, o lixo já começava a se acumular nas calçadas.  A paralisação foi total e não é a primeira.

Há pouco mais de 40 dias, em maio, os funcionários haviam paralisado o serviço, por duas horas, pelo atraso nos pagamentos.  Segundo a diretora do Sindilimpe-ES, Lucineia Vicente Caetano Coelho, os atrasos são recorrentes.  A empresa, afirma, atrasou o pagamento do tíquete-alimentação do mês de abril. Deveria ter sido pago no quinto dia útil de maio, mas só foi no dia 30.

Antes da greve, não havia sequer data para o pagamento que deveria ter sido feito no início deste mês. Hoje, segundo o diretor do Sindicato dos Motoristas, Sérgio Santos de Almeida, haverá reunião para definições acerca das reivindicações.

Além do não pagamento do tíquete para cerca 70 funcionários, a empresa parou de oferecer café da manhã no local de trabalho, o que também é reivindicado pelos coletores e motoristas.

 


Prefeitura multou empresa

 

Por conta de nova paralisação dos coletores de lixo, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informou que vem tomando medidas legais - com base no contrato com a empresa Trattar, responsável pelo serviço no município - no sentido de garantir o serviço à população.

Por descumprimento de obrigações no contrato, a Trattar já foi notificada nove vezes e multada, a primeira vez em março e a última nesta quinta-feira (21).

O município esclareceu que os repasses do município à empresa contratada estão em dia.

Até a normalização dos serviços, a prefeitura pede a compreensão da população e recomenda que não seja jogado lixo nas calçadas e em terrenos. A prefeitura está buscando todas as medidas jurídicas necessárias para o restabelecimento dos serviços.

Comentários