Frio ajuda no combate ao Aedes - Jornal Fato
Geral

Frio ajuda no combate ao Aedes

Em áreas de maior circulação de pedestres, combater o vetor de doenças como dengue, zika e febre amarela com inseticida exige mais cuidado


Prefeitura intensificou a aplicação de inseticidas - ruas do bairro Aquidaban receberam o serviço no fim de semana

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim aproveita o frio para intensificar o combate ao mosquito aedes aegypti. Em áreas de maior circulação de pedestres, combater o vetor de doenças como dengue, zika e febre amarela com inseticida exige mais cuidado. Por isso, neste fim de semana, foi retomada a estratégia de começar a pulverização, nesses locais, no fim da madrugada, pouco depois das 5h00.

De acordo com pesquisa recente sobre o aedes aegypti, conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as épocas mais frias do ano mostram melhor eficiência das ações de combate. Isso ocorre porque o ciclo reprodutivo do mosquito fica mais lento em baixas temperaturas e há menos mosquitos em circulação.

O primeiro bairro a receber o trabalho nesse retorno foi o Aquidaban, onde a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) atuou com cinco servidores: um supervisor e quatro agentes de combate a endemias, que usam o nebulizador costal motorizado Ultra Baixo Volume (UBV).

"Nossa prioridade nesses casos é aplicar o inseticida antes do aumento no movimento de pessoas nessas áreas, que ocorre por volta das 9h00", explica Fábio Gava, gerente de Vigilância Ambiental da prefeitura.

Para definir os bairros que vão receber o serviço, a prefeitura usa os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que informa onde estão os maiores índices de notificação sobre dengue.

 

Comentários