FDCI: tradicional e contemporânea - Jornal Fato
Geral

FDCI: tradicional e contemporânea

Há um ano na direção da conceituada instituição, ele aposta em gestão colaborativa e equilibrada


Francisco Ribeiro, diretor da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim

Há um ano à frente da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), o diretor Francisco Ribeiro teve que encarar um grande desafio: gerir umas das mais conceituadas faculdades da Região Sul.

Para isso iniciou a implantação de um plano de modernização que mantenha a tradição do ensino, porém, sem ficar estacionado no passado. Trabalhando de forma gradativa, Francisco vem deixando sua marca com uma gestão colaborativa e equilibrada.

O currículo do diretor é extenso: mestre em Direito e pós-graduado em Direito Material e Processual do Trabalho; Direito Civil-Constitucional; além de Gestão Educacional. É também procurador do município de Cachoeiro de Itapemirim, advogado, professor da FDCI na disciplina de História do Direito desde 2004 e ainda atuou como analista de Tecnologia da Informação por 25 anos.

Na seguinte entrevista, ele expõe seus projetos. Confira:

 

O que tem sido feito de novo para a instituição se manter no topo?

Avançamos com importantes projetos. Logo daremos boa notícia ao Sul do Estado, informando da realização, em parceria, de um curso de mestrado. Temos mantido o intuito de manter nossos colaboradores atualizados nas atividades que desempenham, sempre atentando para a importância do bom atendimento aos nossos alunos. Para isso, está em fase de conclusão a implantação de sistema Financeiro, Acadêmico, Biblioteca, Folha de Pagamentos e Cartão de Ponto. O aluno poderá fazer um uso mais efetivo da tecnologia na resolução de demandas com a faculdade.

Estamos, também, na condução de um novo Plano Pedagógico, que envolve treinamento dos professores e coordenadores, aquisição de livros e revistas especializadas.

 

Poderia dar mais detalhes sobre o novo Plano Pedagógico?

A implantação do Plano envolveu a aquisição de mais de 120 obras jurídicas virtuais que contempla praticamente todos os livros que o aluno utilizará ao longo do curso. Iniciamos ainda, a entrega a todos os alunos de um livro para cada disciplina. Foram quase cinco mil livros adquiridos.Nossa preocupação será sempre propiciar uma formação sólida na carreira que os alunos escolheram.

No entanto, constatamos também, que temos alunos com muitas dificuldades financeiras para manter o curso. Para isso mantemos projeto de concessão de bolsas, cujo processo seletivo deste ano já está em andamento. Está concluída - e com excelente participação dos alunos - a implantação da Ouvidoria, que é um canal aberto e sigiloso para que o aluno possa apontar as falhas da instituição, sugerir formas de melhorarmos nossas rotinas e mesmo indicar o caminho que juntos devemos seguir. Todas as sugestões que chegam são tratadas com muita atenção por todos.

 

Quais os planos para o futuro?

A manutenção do novo Plano Pedagógico, o uso da tecnologia de forma ampla pelos colaboradores e alunos aplicando-a em todos os processos internos, a fixação de calendário de todos os eventos da instituição.

Aperfeiçoar a relação da FDCI com a sociedade civil com melhor aproveitamento do nosso pessoal e instalações. Intensificar a relação da IES com os alunos visando manter o sentimento de pertencimento. E o mais importante: tornar a instituição um centro de excelência naquilo que ela se propõe a realizar.

 

Em que consiste o comentado Programa 50/50?

O Programa 50/50 oferece 50% de desconto nas mensalidades para alunos com 50 anos ou mais que ingressarem no curso a partir desde ano. A FDCI buscou valorizar a experiência de cada um independente da idade. Acreditamos que a interação social de várias gerações pode ser muito boa para formação pessoal e profissional de seus estudantes, além de proporcionar a realização do sonho daqueles que não tiveram a oportunidade de fazer um curso superior ou mesmo o curso de Direito.Com isso, já comprovamos que pessoas que tinham deixado seu sonho guardado, agora têm conseguido realizá-lo.

 

 

Comentários