Atendimento à serviços sociais é aprimorado - Jornal Fato
Geral

Atendimento à serviços sociais é aprimorado

Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro promove encontro de qualificação nesta sexta (8)


Nesta sexta-feira (8), a Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro (Semdes) fará uma qualificação com gerentes e coordenadores da pasta que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), no Centro de Referência Especializado em Atenção Social (Creas) e nos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes.

Em pauta, estará o fortalecimento da intersetorialidade desses equipamentos, cujas informações serão compartilhadas, ali mesmo, entre os participantes do encontro, que acontecerá no auditório da Semdes, na Ilha da Luz, das 9h30 às 17h30.

"Ao conhecerem, ainda melhor, o funcionamento desses locais, nossos gerentes e coordenadores saberão identificar com exatidão as demandas apresentadas pela população no momento da busca de atendimento. Assim, o encaminhamento a cada um desses serviços ocorrerá de forma mais ágil, eficaz e positiva", frisa a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

Ela aproveita para adiantar que estão previstas novas qualificações sobre o tema, voltadas para os demais membros das equipes do Cras, do Creas e dos serviços de acolhimento.

Creas

Vinculado à Semdes, o Centro de Referência Especializado em Atenção Social (Creas) atua na perspectiva de reparação dos direitos violados. Ele oferece diversos serviços para quem sofreu algum tipo de violência ou não está tendo seus direitos básicos respeitados, em razão da vulnerabilidade social.

Entre seus usuários estão mulheres, crianças e idosos vítimas de violência doméstica, seja ela física, emocional ou sexual; adolescentes que cumprem prestação de serviços à comunidade ou liberdade assistida; população em situação de rua e pessoas com deficiência. 

O Creas fica na rua 25 de Março, Centro, em frente à Casa dos Braga, e os telefones de contato são (28) 3511-1616, 3517-9636, 3521-1922 e 3155-5303.

Cras

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é um equipamento público que oferece assistência social em áreas de maior vulnerabilidade, atendendo, principalmente, famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Por meio do Cras, são oferecidos dois serviços principais: o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que visa dar apoio e proteção aos indivíduos por meio do fortalecimento dos laços familiares, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), programa complementar que realiza atendimento em grupo por meio de atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer, de acordo com a faixa etária do usuário.

Em Cachoeiro, há cinco unidades do Cras. Confira o local de cada uma e o telefone de contato:
Cras do Alto União - rua José Nunes Sobrinho, s/n° - (28) 3155-5413
Cras de Burarama - rodovia João Zago, s/n° - (28) 3539-3014
Cras de Jardim Itapemirim - rua Aryo Sardemberg, s/n° - (28) 3155-5329
Cras do Village da Luz - rua das Garças, s/n° - (28) 3155-5259
Cras do Zumbi - rua Guararema, 14 - (28) 3526-7880

Serviços de acolhimento infantojuvenil

A unidade de acolhimento infantil Aprisco Rei Davi, que funciona provisoriamente no bairro Vila Rica (até a conclusão da reforma de seu espaço físico, no bairro Coronel Borges), oferece às crianças abrigadas exames de saúde, acompanhamento e estímulo escolar e identificação e desenvolvimento de habilidades naturais, como música e dança, a partir da inserção do jovem em trabalhos já disponíveis na rede socioassistencial do município.

Já o Recanto da Criança, serviço de acolhimento localizado no bairro Aeroporto, oferece amparo a adolescentes entre 12 e 17 anos que estejam sob medida protetiva por determinação da justiça devido a motivos diversos (orfandade, violência, envolvimento dos responsáveis com as drogas, entre outras causas de desestruturação da família). Sua equipe conta com psicólogo, assistente social, pedagogo, monitores, cuidadores e funcionários para os setores de limpeza e alimentação.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários