Embalagens podem incentivar artesanato de Cachoeiro - Jornal Fato
Geral

Embalagens podem incentivar artesanato de Cachoeiro

O objetivo da proposta é valorizar o trabalho da classe e promover o município


O vereador Higner Mansur (PSB) quer que a Prefeitura de Cachoeiro forneça embalagens personalizadas aos artesãos do município. Ele fará indicação formal ao prefeito Victor Coelho (PSB) para que adote a providência. O documento, no entanto, não tem força de lei e depende da vontade do chefe do executivo.

A indicação será lida na tarde desta terça-feira (7), durante a primeira sessão ordinária após o recesso do Legislativo na Câmara Municipal.

O objetivo da proposta, segundo Mansur, é valorizar o trabalho da classe e promover o município, já que a ideia é que a embalagem contenha logo da Prefeitura Municipal. 

"O artesão ficará feliz em ter sua obra valorizada e a prefeitura poderá fazer propaganda institucional da cidade. Todos saem ganhando", comentou.

Na quinta-feira, (2), o vereador protocolou a indicação na Câmara Municipal. Além de discursar sobre o tema, hoje, Higner entregará em mãos a proposta ao prefeito Victor Coelho.

"O município faz muito pouco pelos artesãos e artistas da terra, a proposta é forma de reconhecimento a estes que muitas vezes são desvalorizados".

Ideia

Higner conta que há alguns meses teve a ideia das embalagens, quando uma amiga viajou ao Ceará e lhe trouxe artesanato de presente em uma embalagem fornecida pelo estado.

"A ideia foi reavivada em minha cabeça, quando na última Feira de Negócios, que aconteceu no mês passado, em Cachoeiro, minha esposa Maria Elvira, comprou artesanato de municípios da região que foram armazenados em uma sacola fornecida pelo Governo do Estado do Espirito Santo. Decidi lutar por esse pequeno gesto que pode mudar a realidade de muitos artesãos da cidade". 

Segundo o município, 180 artesãos estão cadastrados na Prefeitura Municipal. Com o cadastro, sempre que há exposições ou feiras a prefeitura comunica os artistas que, por sua vez, podem expor seus trabalhos nestes locais.

Ainda segundo Higner, há além das embalagens, outro desejo: o de fazer com que o segundo andar do Mercado Municipal se torne um centro de referência do artesanato cachoeirense, onde a classe possa expor em um local adequado para receber os turistas.

Atualmente, a prefeitura disponibiliza a Praça Jerônimo Monteiro e a Praça dos Taxistas para exposição das obras, porém, para isto, o artesão precisa estar vinculado à uma associação. Na Praça Jerônimo Monteiro, quem expõe são os artesãos da Artesanato Cachoeiro de Itapemirim (Arteci). Já na Praça dos Taxistas, são do Baú de Ideias.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) tem calendário de feiras e exposições em que os artesãos, tanto aqueles que fazem parte de associações, como os individuais, podem fazer parte. Para isso, o artesão precisa realizar um cadastramento na própria Semdec.

Artesãos gostam da ideia

Trabalhando com artesanato há 56 anos, a bordadeira Sirley Alves, garante que a indicação de Mansur vai unir a classe, promover a valorização da arte e permitir que Cachoeiro seja conhecido em outros estados e municípios, principalmente nas feiras.  

"Já trabalhei com outros tipos de artesanato, mas há dois anos, bordo fronhas, almofadas e colchas com frases e temas sobre o Rei Roberto Carlos. É um orgulho muito grande participar das feiras em outros estados e falar que somos daqui. A prefeitura poderia providenciar isso, seria muito importante. Ia valorizar o trabalho da gente", disse Sirley.

Há sete anos produzindo artesanatos, mas há cinco, confeccionando personagens em feltro, Kellen Reis acredita que a proposta é interessante, já que muitos não podem investir em embalagens, devido ao alto custo. A ideia também proporciona mais acolhimento, segundo a artesã.  

"Infelizmente a maioria acaba não investindo nessa parte por ser "caro". Com ajuda da prefeitura, pode ficar muito mais fácil. Fora a divulgação dos nomes dos artesãos e da cidade como um todo. Toda forma de organização é sempre bem-vinda, e ter embalagens personalizadas é uma delas. Faz com que quem compre já se sinta mais acolhido de forma especial", contou Kellen.

Para o cantor e artesão Fabio Coelho, que está à frente da Fábrica de Pios Maurilio Coelho há dez anos, a proposta de Mansur é ótimo investimento para a imagem turística do município.

"Obviamente, se as embalagens forem adequadas à diversidade de produtos desenvolvidos pela classe. Embalagens podem trazer informações importantes e estratégicas da cultura da região, e, mais, podem trazer conteúdos anexos, como mapas da cidade, divulgando pontos turísticos e, consequentemente, fortalecendo a região", enfatizou.

Comentários