Dom Luiz Mancilha Vilela recebe Comenda Jerônimo Monteiro - Jornal Fato
Geral

Dom Luiz Mancilha Vilela recebe Comenda Jerônimo Monteiro

Dom Luiz Mancilha Vilela, disse que a homenagem é reflexo dos serviços prestados pela igreja


O governador Paulo Hartung entregou, na manhã desta terça-feira (24), a comenda Jerônimo Monteiro no grau grã-cruz, ao arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela. A comenda é a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado pelos trabalhos prestados por uma pessoa ao Espírito Santo. O evento contou com a presença de membros do Poder Executivo Estadual, lideranças religiosas e convidados do homenageado. A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Palácio Anchieta, em Vitória.

Em discurso após receber a comenda, Dom Luiz Mancilha Vilela, disse que a homenagem é reflexo dos serviços prestados pela igreja. "Sinto-me honrado por essa comenda que tem um significado importante para o Espírito Santo. O mérito é da Igreja, que tem feito esforços para ser coerente na opção evangélica dos povos por meio de gestos concretos em cada Paroquia voltada aos serviços dos empobrecidos desta sociedade e por meio das pastorais sociais", destacou.

O governador Paulo Hartung ressaltou que esta é uma homenagem do povo do Espírito Santo, por meio do Governo do Estado, para uma pessoa que representa um exercício responsável de liderança. Além da comenda, o governador presenteou Dom Luiz com a entrega de uma obra sobre a história de Jerônimo Monteiro. Hartung também lamentou a aposentadoria de Dom Luiz e destacou que será um importante personagem na formação e orientação de novas lideranças.

"Essa comenda importante, no ponto de vista da história capixaba, é a maior que o Governo do Estado pode entregar para pessoas importantes e relevantes em nossa caminhada. A igreja católica tem uma grande importância, mas hoje estamos homenageando o líder Luiz, que tem uma trajetória lindíssima e tenho certeza que essa homenagem irá causar um grande impacto em Cachoeiro de Itapemirim, onde o senhor iniciou uma liderança social e religiosa importantíssima em nosso Estado. Parabéns. Em nome dos capixabas temos orgulho em entregar a nossa maior honraria", destacou Paulo Hartung.

O vice-governador César Colnago afirmou a importância de Dom Luiz Mancilha Vilela. "Conheci e aprendi a admirar a forma como Dom Luiz abraçou nosso Estado e conduziu os católicos capixabas durante esses 15 anos. Sempre preocupado com o ser humano. Entregar essa comenda é um agradecimento por ser o nosso Bom Pastor. Dom Luiz está presente em nossas vidas todos os dias, todo o tempo, sempre nos guiando, nos auxiliando, nos aconselhando como o Bom Pastor que é".

 

História

Natural de Pouso Alto, em Minas Gerais, Dom Luiz chegou ao Espírito Santo há mais de 30 anos, quando se tornou Bispo de Cachoeiro de Itapemirim. Em 2003, assumiu a Arquidiocese de Vitória, onde permanece até hoje. No mês passado, anunciou que a Festa da Penha deste ano foi a última que atuou como liderança da Igreja Católica no Estado. No ano passado, ele já havia anunciado que deixaria o cargo. No entanto, o sacerdote explicou que ainda precisa de uma aprovação do Vaticano para que deixe o comando da Arquidiocese de Vitória.

Comentários