Conferência do Idoso elegerá representantes estadual - Jornal Fato
Geral

Conferência do Idoso elegerá representantes estadual

Na ocasião, haverá, também, a eleição dos seis delegados representantes do município para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa


O segundo dia da Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Cachoeiro de Itapemirim tem programação extensa nesta sexta (30). Entre as atividades estão aprovação do regimento interno, instalação de grupos de trabalho para diálogo sobre os eixos norteadores das discussões e eleição dos delegados que vão representar o município na etapa estadual da conferência.
O evento é promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), desde quinta (28), quando ocorreu a abertura no auditório do Centro Universitário São Camilo do bairro Paraíso. Ele continua ao longo desta sexta, a partir das 7h30, reunindo idosos, representantes de instituições que trabalham em prol da garantia de direitos e servidores municipais.
O objetivo principal da 5ª Conferência do Idoso será discutir sobre a efetivação da Política de Atenção da Pessoa Idosa no âmbitos municipal e estadual e sobre os principais avanços, desafios e questões vivenciadas pela terceira idade na cidade. 
Na ocasião, haverá, também, a eleição dos seis delegados representantes do município para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá até o mês agosto de 2019, em Vitória.
"Este momento é de grande importância para os idosos de nossa cidade, pois, serão apresentadas as propostas a serem implementadas pelos órgãos governamentais quanto aos desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas. Na conferência, os idosos manifestam e apresentam suas necessidades. Dessa forma, podemos debater questões e desenvolver propostas em cada eixo temático para que sejam encaminhadas à conferência estadual" enfatiza a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra. 

Confira a programação
Dia 30 (sexta-feira)
7h30. Credenciamento
8h30. Plenária para análise e aprovação do Regimento Interno
9h20. Considerações ao Regimento Interno
10h10. Instalação dos Grupos de Trabalho 
Eixo I- Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Tendo como subeixos: a) Saúde; b) Assistência Social; c) Previdência; d) Moradia; e) Transporte; f) Cultura; g) Esporte e Lazer;
Facilitador (a) - Jacqueline Damasceno de Castro Barros - Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e Professora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário São Camilo e Cintia Melo Silva Gaspar - MBA em Gestão Hospitalar e Saúde
Eixo II - Educação: assegurando direitos e emancipação humana;
Facilitadoras - Cristina Lens Bastos de Vargas - Mestra em Educação e Secretária Municipal de Educação
Eixo III - Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;
Facilitadora - Marilene De Batista Depes - Mestra em Gerontologia e Edilane Goularte da Fonseca - Assistente Social e Gerente de Proteção Social Especial - CREAS/Semdes
Eixo IV - Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Facilitador (a) - Igor Gaspari Nascimento - Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e Assistente Social - Semdes/PMCI.
12h10. Almoço
13h10. Retorno aos grupos de trabalho;
15h10. Instalação da Plenária para Análise, discussão e aprovação das propostas dos grupos.
Coordenação - Igor Gaspari Nascimento - Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Cachoeiro de Itapemirim 
Secretária Marilene De Batista Depes -- Vice - Presidenta do Cons. Municipal do Idoso de Cachoeiro de Itapemirim
16h00. Eleição dos Delegados à 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idoso
17h00. Encerramento

Comentários