Conduru recebe aplicação de inseticida para bloqueio do Aedes - Jornal Fato
Geral

Conduru recebe aplicação de inseticida para bloqueio do Aedes

Áreas próximas a córregos, vargens e casas foram contempladas


Nesta segunda-feira (23), a Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (Semus) conduziu em Conduru, no interior do município, medidas preventivas para bloquear a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite chikungunya, dengue, febre amarela e zika.

 

Equipes de agentes de combate a endemias aplicaram inseticidas em diversos pontos do distrito, como áreas próximas a residências com casos de notificação de dengue (em raio de até 150 metros quadrados, em cada imóvel), córregos, vargens e outros espaços abertos.

 


O gerente de Vigilância Ambiental, Fábio Gava, explica que a ação foi norteada por dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificações do município (Sinan) e, também, do Núcleo de Entomologia e Malacologia do Espírito Santo (Nemes), do governo estadual.



"Já é de praxe atendermos às demandas notificadas via Sinan em, no máximo, uma semana. Na situação de Conduru, especificamente, contamos com o reforço do Nemes", afirma.



Também de acordo com ele, esse trabalho de controle - que ocorre, semanalmente, em diferentes regiões do perímetro urbano de Cachoeiro - é realizado com base nos dados de casos notificados em unidades básicas de saúde e hospitais da cidade.



O cronograma contemplará, nas próximas semanas, Coramara, Paraíso, Elpídio Volpini (Valão), Santa Cecília, Santa Helena e, também, outros bairros, conforme surgimentos de novas notificações.

 

Comentários