Centro Operário terá palestra no dia contra a discriminação racial - Jornal Fato
Geral

Centro Operário terá palestra no dia contra a discriminação racial

A luta do negro no cotidiano e exemplos recentes de discriminação serão abordados


 

Nesta quarta (21), Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a prefeitura de Cachoeiro e entidades promovem palestra e ciclo de debates, às 18h, na sede do Centro Operário e de proteção Mútua, que fica próximo à Casa dos Braga.

Dois dos principais representantes do movimento negro em Cachoeiro serão os mediadores: José Carlos Gualberto, o Dadá, que é coordenador de Políticas Étnico-Raciais na prefeitura; e José Paineiras Filho, presidente da União Cachoeirense de Negros.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), toda a população está convidada a participar. Já confirmaram presença os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Dadá afirma que os debates no dia vão incluir, principalmente, a morte de Marielle Franco, ativista do movimento negro e vereadora do município do Rio de Janeiro baleada no último dia 14. Segundo ele, também será abordado o Massacre de Sharpeville, que deu origem ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

A tragédia no bairro Sharpeville, na cidade de Johanesburgo, na África do Sul, ocorreu em 21 de março de 1960. O exército abriu fogo durante protesto pacífico contra a Lei do Passe, que previa o uso de cadernetas pelos negros no país, indicando os locais por onde poderiam transitar.

"Em Cachoeiro, o desafio ainda é quebrar a herança escravocrata no cotidiano. Não há mais a restrição sobre o lado da calçada onde se deve caminhar, como antigamente, mas a discriminação continua", destaca Dadá.

Comentários