Casagrande lidera e pode se eleger no 1º turno - Jornal Fato
Geral

Casagrande lidera e pode se eleger no 1º turno

O candidato lidera nas menções espontânea e estimulada e tem ainda o menos índice de rejeição entre os concorrentes ao governo capixaba


Casagrande lidera com folga. No sábado, ele fez campanha em sua cidade natal, Castelo - Thiers Turini

A pesquisa feita pelo Ibope mostra o ex-governador Renato Casagrande (PSB) consolidado na liderança da corrida eleitoral pelo Governo do Estado. Com 54% de intenções de voto, na menção estimulada, pode vencer a eleição no primeiro turno.

A senadora Rose de Freitas (Pode) aparece em segundo lugar, com 13%. O terceiro é o deputado Carlos Manato (PSL), com 4%, e os outros três candidatos, André Moreira (Psol), Adrielmo Teixeira (PTB) e Jackeline Rocha (PT) estão empatados com 1%.

Dezessete por cento declararam que vão votar em branco ou anular o voto para governador. Nove por cento ainda não tomaram decisão sobre o assunto.

 

Espontânea

A menção espontânea, na qual os nomes não são apresentados ao eleitor, Casagrande também lidera, com 19%, o que mostra forte recall. Manato e Rose são lembrados, por 1% do entrevistados. Os demais não pontuaram.

A maioria, no entanto, 52%, não soube citar nenhum nome ou não quis opinar. E 10% citaram nomes que não estão na disputa. Ou seja, a maioria do eleitorado ainda não se interessou por conhecer os candidatos e suas propostas.

O número dos que vão votar em branco ou anular os votos ficou inalterado em relação à menção estimulada, 17%, o que reforça a convicção desta parcela do eleitorado de não votar em ninguém.

 

Rejeição

Em rejeição, quem lidera é Rose de Freitas, em quem 31% afirmaram que não votariam de jeito nenhum. Manato não é opção para 22% e André Moreira, para 19%. Adrielmo e Jackeline são rejeitados, ambos, por 17%. E Casagrande tem 14% de rejeição.  Cinco por cento não fazem objeções a ninguém e 27% não opinaram, embora os entrevistados pudessem citar mais de um nome.

A pesquisa foi realizada pelo Ibope nos dias 15, 16 e 17 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou menos, e o nível de confiança, de 95%. Contratada por A Gazeta, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº ES-09067/2018, e no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo nº BR-06548/2018.

Comentários