Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima semana - Jornal Fato
Geral

Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima semana

A meta é imunizar 90% dos 47 mil moradores de Cachoeiro que se enquadram no público-alvo


Na próxima segunda-feira (23), começa a campanha de vacinação contra a gripe nas unidades de saúde de Cachoeiro de Itapemirim. Todas as pessoas do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, composto por quem tem mais chance de ser acometido pelo vírus causador da doença, devem procurar uma das 23 salas de vacina, em unidades de saúde, até o dia 1º de junho. 

Neste ano, a vacina será aplicada em crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres até 45 depois do parto, idosos, trabalhadores da saúde, professores em sala de aula do ensino regular - fundamental, médio e superior - população privada de liberdade, trabalhadores do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de jovens e adolescentes em medidas socioeducativas, de 12 a 21 anos.

Ao todo, 47 mil cachoeirenses fazem parte desse público, e a meta é vacinar, pelo menos, 90%. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde conta com a adesão da população à iniciativa, que tem como objetivo reduzir o número de casos de complicações causada pela doença, que é típica do período mais frio do ano.

"Esperamos ter diminuição dos índices de complicações, internações, vamos evitar afastamentos do trabalho e, ainda, mortes, pois, dependendo do estado de saúde do paciente, o vírus da gripe, o influenza, pode desencadear quadros graves. Esse público que está sendo convidado a se imunizar é mais suscetível a esses problemas", explica a coordenadora do programa municipal de Imunização, Horminda Gonçalves.

 Cartão de Vacina e documentos na mão

Para garantir a dose, é importante levar o Cartão de Vacina e um documento oficial. Além disso, estão sendo solicitados laudo médico para os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e declaração emitida pelo serviço de saúde, informando que o profissional trabalha lá. No caso dos professores, declaração da escola, assinada pelo gestor, afirmando que o profissional atua em sala de aula.

 Dia D será 12 de maio

A equipe de imunização da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim está montando um esquema de funcionamento especial para em 12 de maio, um sábado, fazer o Dia D contra o influenza. Trinta pontos de vacinação estarão em funcionamento em horário especial, para garantir que a meta do município seja atendida.

 

Comentários