Cachoeiro: mulher morre de dengue hemorrágica - Jornal Fato
Geral

Cachoeiro: mulher morre de dengue hemorrágica

Roberta Dias de Souza, 30 anos, era moradora do bairro Novo Parque


 

 

Com 947,3 casos de dengue para cada 100 mil habitantes, entre 3 e 30 de janeiro, Cachoeiro confirmou nesta quinta -feira (04) a morte de uma mulher, por dengue hemorrágica. É o primeiro caso do ano.

 

Diaz de Souza, 30 anos, estava internada na Santa Casa Cachoeiro desde o primeiro dia de fevereiro e apresentava sintomas da moléstia. A causa da morte já foi confirmada pelo hospital, embora a Secretaria Estadual de Saúde, ontem, ainda não houvesse sido informada.

 

A vítima, morava no bairro Novo Parque. Outro caso de dengue hemorrágica é investigado pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Dengue

No Espírito Santo, foram notificados 8.973 casos de dengue entre 03 e 30 de janeiro. Destes, quatro são suspeitos da forma grave. No mesmo período, a taxa de incidência da doença no Estado ficou em 227,68. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

No sul do Estado, Itapemirim está dentre os municípios de menor incidência, com 96,3 casos para cada 100 mil habitantes, no período. Marataízes aparece na zona média, com 240,3. Em Presidente Kennedy, a incidência é alta, com 307,2, mas é superado por Cachoeiro de Itapemirim, com 947,3 e Atílio Vivacqua, com 1377,3.

Rio Novo do Sul lidera o ranking da moléstia, com 3810,7, tendo em segundo Muqui, com 3718,2, no período. Apenas oito dos 78 municípios capixabas não registraram casos de dengue em janeiro.

Para calcular a incidência, divide-se o número de notificações (ou seja, o número de novos casos da doença) pela população do município e multiplica-se este valor por 100 mil. O Ministério da Saúde considera três níveis de incidência de dengue: baixa (menos de 100 casos/100 mil habitantes), média (de 100 a 300 casos/100 mil habitantes) e alta (mais de 300 casos/100 mil habitantes). A taxa de incidência é, portanto, um importante indicador de alerta e ajuda a orientar as ações de combate à dengue.

 

Saúde divulga dados de zika e microcefalia

 

A Secretaria de Estado da Saúde registrou, até ontem, 1.526 casos suspeitos de infecção pelo zika vírus, no o Espírito Santo. Destes, apenas 13 já foram confirmados laboratorialmente (10 em Vitória, 01 em Vila Velha, 01 em Cariacica e 01 em Aracruz).

Foram notificados 54 bebês, entre nascidos e em gestação, com suspeita de microcefalia, mas ainda sem confirmação de relação com o zika vírus.

Para se prevenir contra a doença é preciso adotar medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, também responsável por transmitir a dengue e a chikungunya.

 

 

Saiba como se prevenir

 

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

- Tirar água dos vasos de plantas;

- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d'água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;

- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d'água) e mantê-los sempre limpos.

Comentários