Cachoeiro avança em habitação, mobilidade e planejamento urbano - Jornal Fato
Geral

Cachoeiro avança em habitação, mobilidade e planejamento urbano

o residencial Otílio Roncete, no bairro Gilson Carone, beneficiou 1.248 famílias em Cachoeiro, através do Programa Federal Minha Casa Minha Vida


- Divulgação/PMCI

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb) divulgou as principais atividades desenvolvidas ao longo deste ano e também as ações previstas a serem executadas em 2019. Destaque para a entrega de novas unidades residenciais e para a apresentação de projetos de mobilidade urbana.

 

Casa própria

Entregue em junho deste ano, o residencial Otílio Roncete, no bairro Gilson Carone, beneficiou 1.248 famílias em Cachoeiro, através do Programa Federal Minha Casa Minha Vida. Os contemplados receberam o apoio necessário da administração municipal ao longo de todo o processo, desde a realização das suas inscrições, passando pela elaboração de toda a documentação necessária, até a esperada entrega das chaves dos imóveis em cerimônia realizada pela prefeitura.

Além disso, para atender as necessidades dos novos moradores, foram ampliados os serviços de transporte público, educação e saúde, de toda a população daquela região.

 

Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana é outro tema de destaque no município. Todos os projetos desenvolvidos ao longo deste ano, resultam na perspectiva de aproximadamente R$ 30 milhões, relativos ao Programa Avançar Cidades, para 2019.

Os recursos serão aplicados na revitalização de toda a área central -compreendendo o trecho da Ponte Municipal até a Ilha da Luz - implantação do primeiro circuito totalmente acessível para as pessoas com deficiência, da primeira fase do circuito cicloviário, do tratamento dos principais pontos de ônibus e de importantes áreas de conflito para o trânsito, como o trevo do IBC, das rotatórias do BNH e Ilha da Luz, entre outras ações que integrarão o Plano de Mobilidade Urbana a ser entregue aos cachoeirenses no próximo ano.

 

Plano Diretor Municipal

O novo Plano de Mobilidade Urbana será um dos capítulos do novo Plano Diretor Municipal, cujo processo de revisão e atualização já foi inciado neste ano, inclusive com a contratação de uma consultoria técnica especializada na construção e revisão de planos diretores através de um processo licitatório especialmente realizado para este fim.

No próximo ano, serão realizadas oficinas e audiências públicas a fim de possibilitar que toda a população possa contribuir efetivamente na construção do novo plano diretor, de forma a proporcionar e representar as necessidades e expectativas da população.

 

Estacionamento Rotativo

O edital para licitação do novo serviço de estacionamento rotativo já foi publicado neste ano. A previsão é que, no primeiro semestre de 2019, ele seja efetivamente entregue à população.

O novo rotativo promoverá a utilização democrática do espaço público, atuando como uma ferramenta de gestão de mobilidade, induzindo e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Inicialmente, serão exploradas 2.186 vagas, sendo 1.767 para autos e 419 para motos, divididas em duas áreas - Azul e Verde, com critérios de rotação e valores diferenciados a fim de proporcionar uma melhor gestão dos locais.

A Área Azul abrangerá a região central da cidade, que possui maior concentração de comércio e de ocupação urbana.  Já a área Verde, a região do entorno da Azul, apresentando um perfil diferenciado de atividade comercial, de serviços e de ocupação urbana.

O novo rotativo será totalmente digital, permitindo que a disponibilidade de vagas seja consultada antecipadamente pelo usuário, economizando tempo, recursos e contribuindo para a redução da circulação de veículos em busca de vagas para estacionarem.

O serviço também prevê o credenciamento de estabelecimentos comerciais como pontos de venda e a multiplicidade de meios de pagamento, a fim de trazer mais opções e proporcionar maior comodidade à população.

"Neste ano, conseguimos efetivar a entrega das 1.248 novas residências às famílias que ansiavam pela casa própria, implantamos uma estratégia para o tratamento de problemas antigos da nossa cidade, como as condições dos pontos de ônibus, o processo de revisão do PDM, que vai nortear o crescimento e o desenvolvimento da cidade e construímos ainda, a proposta do Plano de Mobilidade Urbana para o próximo ano," comenta o secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

Comentários