Cachoeiro amplia pontos de descarte de recicláveis - Jornal Fato
Geral

Cachoeiro amplia pontos de descarte de recicláveis

Os pontos de entrega voluntária se somam aos 127 bags coletores de recicláveis, em toda a rede de ensino municipal urbana


Em 2017, foram coletadas 430,9 toneladas de resíduos recicláveis no município - Foto: PMCI

Cachoeiro de Itapemirim já conta com 167 locais para descarte adequado de lixo reciclável. O número foi ampliado a partir da implantação de 20 novos pontos de entrega voluntária (PEV) nos bairros em 2018, metade deles no início deste mês de julho, chegando a 40 no total.

Os pontos de entrega voluntária se somam aos 127 bags coletores de recicláveis, distribuídos em toda a rede de ensino municipal urbana e, também, em condomínios e empresas. Esse trabalho de implantação de espaços para destinação de lixo reciclável faz parte do projeto Vem Reciclar, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Somente nos PEVs, localizados em 31 bairros do município e no distrito de Pacotuba, são coletados mensalmente, em média, 20 toneladas de resíduos. Esse montante é destinado à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cachoeiro (Ascomirim), responsável pelo tratamento adequado para a comercialização do material, o que gera renda para 13 famílias dos associados.

"A reciclagem é essencial para a constituição de um padrão de consumo mais responsável do ponto de vista social e ambiental, além de ser um bom meio de gerar renda para pessoas mais necessitadas. Já temos pontos de descarte espalhados por diversas regiões de Cachoeiro, e nossa meta é ampliar ainda mais", destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, José Fernando Martins da Silva.

 

Conscientização

Em 2017, foram coletadas 430,9 toneladas de resíduos recicláveis em Cachoeiro. Entretanto, constavam nesse montante 188,4 toneladas de rejeitos inadequados nos pontos de reciclagem. Tendo isso em vista, a Semma reforça o trabalho de conscientização na região em que se localizam os pontos de entrega.

"Já tivemos casos até de encontrar animais mortos dentro dos PEVs. Precisamos da colaboração de todos", alerta José Fernando.

 

Destinação dos resíduos

Os resíduos passíveis de reciclagem são os do lixo seco, o que inclui jornais, revistas, panfletos, folhas de papel, envelope, latas de refrigerante, recipientes de vidro (embalados), caixas de leite e suco, recipientes de xampu e amaciante e garrafas pet. Separados, eles devem ser colocados nos pontos de coleta.

Já o lixo úmido não é reciclável e deve ser destinado à coleta regular de resíduos sólidos, nos dias e locais próprios. Enquadram-se nesta categoria resíduos de jardinagem, restos de alimentos, cascas de frutas, fitas adesivas, papel higiênico e fraldas descartáveis e pó de café.

Pilhas, baterias e lâmpadas devem ser devolvidas aos locais onde foram compradas. Resíduos hospitalares ou que contenham materiais químicos perigosos são coletados de forma exclusiva, nos estabelecimentos de saúde.

Comentários