Aluna de escola municipal é medalhista na Olimpíada de Astronomia - Jornal Fato
Geral

Aluna de escola municipal é medalhista na Olimpíada de Astronomia


Danielle Andrade, de 15 anos, recebeu a medalha em cerimônia nesta quarta (14) - Foto: Márcia Leal

A estudante Danielle Andrade Caçador, 15 anos, é uma das medalhistas pela participação na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada no mês de maio. Matriculada no 9º ano da escola municipal Galdino Theodoro da Silva, ela recebeu das mãos do prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, a medalha de bronze nesta quarta (14), em cerimônia realizada no prédio sede da administração, o Bernardino Monteiro.
"Foi a primeira vez que eu fiz a prova e, quando vi que era a única da escola municipal a ganhar a medalha, fiquei muito surpresa. O professor trabalhou o conteúdo no início do ano, nas aulas, e eu reforcei os estudos uns dias antes, mas não esperava que fosse ser premiada. Foi muito bom, minha mãe ficou tão orgulhosa que até se emocionou", conta a estudante, que agora participa das aulas do pré-Ifes, oferecidas pela prefeitura, para tentar continuar os estudos na federal.
Na mesma ocasião, também foram premiados outros estudantes da cidade, incluindo Lucas Pires, Amanda Soeiro Melo e Davi Cunha, do Centro Educacional São Camilo, além de Caio Brandolim Rovetta e Sarah Michalsky, do Colégio Jesus Cristo Rei, que também receberam medalhas. 
A OBA é organizada, anualmente, há 21 anos por uma comissão de astrônomos profissionais vinculados à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira. Nesta última edição, participaram 8.456 escolas e 774.232 alunos, dentre as quais, os da rede municipal, que foram incentivadas pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).
"Queremos parabenizar os alunos medalhistas, pois sabemos o quanto é desafiador a participação neste concurso. Isso requer muito estudo, disciplina e organização. Agradecemos a todos, pois essa premiação eleva o nome do nosso município nacionalmente. Um agradecimento especial à medalhista da escola municipal, pois esse feito demonstra que rompemos barreiras, reafirmando que a escola pública tem qualidade e futuro", disse a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.
"Estou muito orgulhoso pela conquista dos jovens cachoeirenses e, principalmente, da nossa aluna, a Danielle, que representa todos os alunos de escolas públicas de Cachoeiro. Esta é mais uma prova de que, quando investimos em educação de qualidade, conseguimos alçar voos cada vez maiores. Parabéns a todos os medalhistas e que venham novas premiações", parabenizou o prefeito Victor Coelho. 

Comentários