Hifa: quase 5 décadas em defesa da saúde das crianças - Jornal Fato
Festa de Cachoeiro

Hifa: quase 5 décadas em defesa da saúde das crianças

Dirigentes da pioneira instituição e toda a equipe de funcionários comemoram conquistas, finanças equilibradas e se concentram em novos projetos


Marcos Leão

 

Atender com carinho e abnegação as crianças enfermas da região. Eis o propósito do Hospital Infantil "Francisco de Assis" (Hifa), que está completando, com êxito, 47 anos de funcionamento. O aniversário é em 29 de junho, Dia de Cachoeiro.

Mas a história do Hifa, na verdade, teve início bem antes, em meados da década de 1950, com a ideia de ampliaçãodo trabalho da Mocidade Espírita "Jerônimo Ribeiro" em benefício da população cachoeirense menos favorecida.

Um dos membros da Mocidade, oriundo de tradicional família local, atuou para que sua família doasse ao Centro Espírita "Jerônimo Ribeiro" um terreno para este fim.

E por mobilização do então jovem médico Gilson Carone, que prestava atendimento gratuito aos pobres pequeninos enfermos, os dirigentes do Jerônimo Ribeiro resolveram construir um hospital pediátrico, pois não havia instituição do tipo na região. Foram 16 anos de luta por recursos para concluir as obras até a inauguração, em 1971.

A direção do Hifa e toda a equipe de funcionários comemoram agora as conquistas, as finanças equilibradas e se concentram em novos projetos.

Hoje, o hospital conta com a maior estrutura de UTI infantil do Estado, com 30 leitos, segundo o seu presidente, Winston Roberto Vieira Machado. Por conta disso, atende pacientes de todas as regiões do Espírito Santo.

Ainda conta com filial em Guarapari (uma unidade materno-infantil), e pronto-socorro em Vargem Alta.

O Hifa chega perto de meio século de vida de olho no futuro. A administração do hospital agora foca no projeto que vai permitir ganho de espaço em torno de 1,5 mil m² em sua sede na Rua Coronel Guardia, no coração da cidade,possibilitando o oferecimento de mais especialidades médicas.O acesso será todo por elevador e a expectativa é de que tudo seja concluído no prazo de um a dois anos, informa Machado.

"Só temos a comemorar. O hospital está todo reformado por dentro, moderno... nem unidades particulares contam com a infraestrutura do Hifa", diz.

A qualidade do atendimento é reconhecida pela população. E o presidente a credita ao esforço e à competência de toda a equipe. "É como se fosse umaorquestra, não pode desafinar. Do pessoal da limpeza aos médicos, todo mundo dá o máximo de si, para o resultado final ser o melhor", avalia.

Machado lembra, porém, que o maior projeto do Hifa no momento é o aguardado hospital materno-infantil do bairro Aquidaban.

Para o início dos trabalhos de adequação da estrutura existente, aguarda a liberação dos recursos anunciados: R$ 18 milhões do Ministério da Saúde e mais R$ 9 milhões do governo do Estado para a construção de prédio administrativo.

O objetivo é de que a unidade realize 800 partos por mês, contemplando todo o Sul capixaba.

 

 Cultura

Com o objeito de levar cultura aos pacientes e acompanhantes, oferecendo livros para passar o tempo de forma proveitosa, o Hifa desenvolve programa que teve apoio, por enquanto, do Banco Itaú, da contadora de histórias Maria Elvira Tavares Costa, e do Cachoeirense Ausente Nº1 de 2017, Acácio Frauches, através de doações. Frauches, que tem firma especializada em cenários infantis e brinquedotecas, construiu suporte personalizado para os livros. 

 

Comentários