Capixaba adapta carro para sistema elétrico - Jornal Fato
Estadual

Capixaba adapta carro para sistema elétrico

Engenheira eletricista Aline Gonçalves dos Santos apresentará à Comissão de Ciência e Tecnologia como foi desenvolvimento do projeto


Debate é importante numa conjuntura em que veículos elétricos começam a ganhar mercado / Foto: Divulgação/Exame

A engenheira eletricista capixaba Aline Gonçalves dos Santos, responsável por adaptar um fusca de 1972 para sistema elétrico, vai explicar aos deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia como foi o desenvolvimento do projeto. O encontro está marcado para esta terça-feira (11), às 10h, no Plenário Rui Barbosa, no pilotis da Assembleia Legislativa (Ales). 

O motor elétrico criado por Aline tem autonomia de 50 quilômetros e chega à velocidade de 50 km/h. O trabalho foi apresentado em feira de veículos e recebeu de empresas do Paraguai e da China propostas de parcerias para aperfeiçoamento. 

O debate ganha importância numa conjuntura em que veículos elétricos começam a ampliar a participação no mercado, abrindo possibilidades para surgimento de oficinas especializadas na adaptação de motores movidos à combustão para o novo sistema. 



Apoio a startups 

A engenheira deve explicar também como funciona o apoio da InovAtiva Brasil, entidade ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços,  a startups de negócios inovadores em todo o País. 

O motor criado pela engenheira foi uma entre várias iniciativas selecionadas em 2018 para receber apoio da InovAtiva. Além do Ministério da Indústria, a InovAtiva é parceira do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Comentários