Bandes apoia iniciativas que contribuem para o meio ambiente - Jornal Fato
Estadual

Bandes apoia iniciativas que contribuem para o meio ambiente

Um dos principais desafios das empresas na atualidade é saber como incorporar os conceitos de sustentabilidade ao dia a dia dos negócios


Um dos principais desafios das empresas na atualidade é saber como incorporar os conceitos de sustentabilidade ao dia a dia dos negócios. E na semana que se celebra o Dia do Meio Ambiente, nesta terça-feira (05), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), destaca boas iniciativas financiadas pelo banco e que possuem impacto ambiental, econômico e social. 

O diretor presidente do Bandes, Aroldo Natal, destaca que este perfil de empreendedor cada vez mais ganha espaço no mercado. "O investimento em ações de sustentabilidade, antes visto como custo para as empresas, passou a ser percebido como uma oportunidade pelo empresariado, com diversos ganhos em trabalhar dentro de princípios de sustentabilidade", destaca Natal. 

O presidente do banco de desenvolvimento capixaba destaca que são ações que geram renda, competitividade para economia, aliado à preservação ambiental. "O investimento pode proporcionar ganhos na economia de matérias-primas, de energia, nos processos de produção ou no descarte adequado de resíduos. Em questões sociais, os ganhos podem estar na relação ética com consumidores e fornecedores, em participar de forma cidadã nas comunidades que são impactadas pelo negócio", enfatiza.

 Diante deste cenário, o empreendedor Antônio Luis Médice desenvolveu um produto inovador destinado ao tratamento de efluentes sem a utilização de produtos químicos. A ideia surgiu a partir de uma viagem de negócios a São Paulo, quando Antônio teve o primeiro insight para desenvolver a fórmula que deu origem ao Byomais, produto utilizado para a otimização dos processos de biodegradação, remediação e depuração dos contaminantes ou poluentes em caixas de esgoto sem a utilização de químicos. 

A partir da ideia original e com a procura de conhecimento técnico, o empreendedor buscou artigos acadêmicos sobre a temática e conheceu um grupo de estudo em Lavras (MG) onde pôde tirar a ideia do papel e desenvolver um produto inovador. De volta a terras capixabas e com o produto patenteado, o empreendedor abriu a empresa 2M Soluções Ambientais. "Eu acreditei na ideia, comecei a desenvolvê-la e, ao longo de quatro anos aperfeiçoei a formulação para aumentar a eficiência do produto. Necessitava de investimento para implantar a empresa e procurei o Bandes, assim pude investir na empresa", conta Antônio Luiz.

 A ideia inovadora, aliada ao espírito empreendedor, rendeu um produto único no Brasil. "Não existe nenhum produto similar ao Byomais no mercado nacional. Geralmente, o tratamento de efluentes é realizado com produtos químicos. O nosso é 100% natural e atóxico, o que é atestado por laboratórios credenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", declara Antônio, que conta com quatro funcionários para atender à demanda, entre eles, uma bióloga e um profissional de suporte e aplicação em campo. 

Em poucos anos, a cartela de clientes se expandiu, o atendimento a condomínios, restaurantes, fazendas agrícolas, hotéis, destilaria de álcool, rede de supermercados, hospitais, hoje comporta empresas maiores. "Estamos trabalhando com apenas 40% de nossa capacidade. Nosso produto atua não só com resíduos de esgoto como também hidrocarboneto (derivado do petróleo) e pode ser aplicado tanto na agua como também ser utilizado no tratamento do solo", finaliza. 

Para investir no desenvolvimento e comercialização de seu produto, Antônio Luiz contou com o crédito do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). "Eu precisei do crédito para fechar a conta do projeto e meu contador sugeriu que eu procurasse o Bandes. Com o crédito, consegui concretizar meus planos", explica o empresário.

 

Simulação 

Caso esteja interessado, o empreendedor pode fazer uma simulação no site ou no aplicativo para smartphones. Basta responder algumas perguntas para saber que tipo de crédito é o ideal. "Esta ferramenta é muito útil porque permite calcular o valor que você pode obter em cada instituição financeira, além dos prazos de pagamento e taxas de juros que deverá pagar em cada caso", destaca o diretor de Crédito.

 O atendimento pode ser feito presencialmente na sede do banco. Pelo site o interessado pode acessar os endereços dos parceiros consultores em todos os municípios capixabas.

 

Informações sobre consultores e linhas de financiamento:

Bandes Atende: 0800 283 4202

Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória

App disponível para Android e IOS

www.facebook.com/bandesonline

www.bandes.com.br

Comentários