Novas academias e espaços esportivos revitalizados - Jornal Fato
Esportes

Novas academias e espaços esportivos revitalizados

Região do bairro Aeroporto, em Cachoeiro de Itapemirim, foi uma das contempladas; ganhou academia e reforma de ginásio


- Foto: Márcia Leal

A Secretaria de Esporte e Lazer de Cachoeiro (Semesp) tem trabalhado para ampliar e melhorar a oferta de espaços públicos para a prática esportiva no município. Só em 2018, foram viabilizadas cinco novas academias ao ar livre e revitalizadas 17 quadras e ginásios.
Por meio do projeto Espaço Viva Mais, lançado em outubro, três academias já foram entregues, de lá para cá, nos bairros Aeroporto e Paraíso e no distrito de Itaoca. 
A próxima academia, que vai atender o distrito de Soturno, será inaugurada na semana que vem, na quarta-feira (19), em evento marcado para as 19h30, na praça em frente ao ginásio Enoch Moreira da Fraga, onde ficarão instalados os nove aparelhos de ginástica para uso dos moradores. Está prevista, ainda para este ano, a entrega de mais uma academia, no distrito de Gironda.
A meta é, até 2020, implantar mais 15 espaços desse porte, na sede e no interior de Cachoeiro. O objetivo é proporcionar gratuitamente às pessoas, dentre outros benefícios, bem-estar físico e emocional, integração social, fortalecimentos de músculos e articulações, condicionamento físico, diminuição do risco de doenças cardíacas, diabetes, estresse, depressão e a ansiedade.
As instalações dessas academias ao ar livre são conduzidas pela Semesp, em parceria com as equipes das secretarias municipais de Obras (Semo) e de Serviços Urbanos (Semsur).
Também por meio desse trabalho conjunto, a Secretaria de Esporte e Lazer intensificou neste ano a ação de reforma de quadras e ginásios esportivos da área urbana e da zona rural. 
O trabalho, que atendeu um total de 14 quadras e três ginásios, ganhou destaque por conta da revitalização do Ginásio Theodorico de Assis Ferraço, no bairro Aeroporto. 
O local recebeu 18 novos refletores de luz, reforma dos vestiários e banheiros e pintura da quadra, das estruturas de ferro, das paredes e das portas. A área externa do ginásio também foi contemplada com pintura das paredes laterais, meios-fios das calçadas e grafitagem de muros frontais.
Também destacou-se, nesta ação, a série de melhorias feitas na praça João Fardim, no bairro Paraíso, que, além de ter sido o terceiro ponto a receber o Espaço Viva Mais, teve sua quadra de esportes revitalizada com pintura na parte externa, na arquibancada, banheiro, instalação de novo alambrado e reparos na iluminação, no sistema de calhas e em parte do piso que estava danificada. O local passou a contar, ainda, com pista de caminhada, e sua área de convivência infantil foi ampliada.

Competição nacional, inclusão esportiva e outras iniciativas

A reforma do Ginásio do Aeroporto foi essencial para Cachoeiro ser inserido no mapa das grandes competições do país. Aconteceu no local, entre os dias 21 e 25 de agosto, a Taça Brasil de Clubes de Futebol de Salão.
Inédita no município, a competição foi organizada pela Federação Espírito Santense de Futebol de Salão (Fesfs), com apoio da Semesp, por meio de edital que selecionou este e outros sete projetos esportivos, como a Abertura da Temporada de Montanhismo Cachoeiro 2018 (em abril), a 2ª etapa do Insanity Mountain (em julho) e a Copa Sul de Handebol (em setembro). 

Outra inovação foi a realização dos Jogos Paralímpicos, que ocorreram neste mês, no último dia 7, no ginásio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), no bairro São Geraldo, nas modalidades de atletismo, futebol de salão, judô e tênis de mesa.
O festival, que teve como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência pela prática esportiva, contou com a participação de aproximadamente 150 usuários de serviços ofertados em unidades da Apae e da Sociedade Pestalozzi do Brasil, residentes em Cachoeiro e nas cidades de Iconha, Itapemirim, Marataízes e Mimoso do Sul.
Além disso, a Secretaria de Esporte e Lazer participou da programação de outros eventos de grande vulto para a cidade, como a ExpoSul Rural 2018, a 7ª Bienal Rubem Braga e a 35ª Feira da Bondade, promovendo atividades em diferentes modalidades esportivas.

Núcleos do Nosso Esporte ofertam 17 modalidades
Neste ano, a Semesp deu andamento às ações dos núcleos do Nosso Esporte Cachoeiro, que atendem crianças e jovens, gratuitamente, com aulas de vôlei, vôlei de praia, handebol, futsal, futebol de campo, futebol de areia, basquete, judô, ginástica rítmica, jiu-jitsu, atletismo, capoeira, natação e badminton. Já para os adultos, o projeto segue com as aulas de zumba, ginástica e dança.
"Buscamos realizar o programa Nosso Esporte Cachoeiro, com efetividade, para toda a população, alcançando bairros e distritos. Todos os resultados conquistados são fruto do esforço de nossas equipes e dos parceiros que, ao longo deste ano, contribuíram para tanto. Continuaremos nos empenhando para trazer inovações para nossa cidade e proporcionar aos moradores condições para obterem maior qualidade de vida", resume Lilian Siqueira, secretária de Esporte e Lazer de Cachoeiro.

Comentários