Jogos Interescolares começam em agosto - Jornal Fato
Esportes

Jogos Interescolares começam em agosto

Expectativa é de que 1,7 mil alunos das redes pública e particular participem da tradicional competição


Badminton é uma das novidades esportivas da competição - Foto: PMCI

Está definido o cronograma dos Jogos Interescolares de Cachoeiro (Joici) deste ano. O evento que é aguardado pelo público escolar da cidade, terá a abertura oficial no dia 31 de agosto, às 18h00, com o tradicional acendimento da tocha, na Praça Jerônimo Monteiro. Estudantes entre 12 e 17 anos, competirão nas categorias masculino, feminino, infantil e juvenil. Para esta edição, são esperados a participação de 1,7 mil alunos.

Segundo o coordenador do evento, o professor Gustavo Gaspar Dutra, existem prazos para a validação da inscrição na competição. Primeiro, cada escola deve solicitar através de um ofício, à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), sua participação e apresentar a equipe que pretende disputar em cada uma das modalidades dos jogos até o dia 31 deste mês.

No dia 10, acontece o congresso técnico no auditório do Centro de Manutenção Urbana (CMU), no bairro São Geraldo. Na ocasião será definido o calendário dos jogos, divulgação das escolas participantes e os detalhes da competição. Neste dia, os professores devem apresentar a ficha coletiva contendo os nomes dos alunos que participarão com a cópia da ficha de matrícula de cada um.

"O evento é uma ocasião especial no calendário dos alunos de Cachoeiro. Além da prática das atividades esportivas, promove o intercâmbio cultural e revela novos talentos", destacou a secretária de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

 

Novidades

Para esta edição, outras modalidades foram inseridas no Joici. Natação, Vôlei de Areia, Xadrez e o Badminton, que é semelhante ao Tênis, mas em vez de usar uma bola, um volante (objeto parecido com uma peteca) é arremessado de um lado para o outro.

Algumas das atividades coletivas como Futsal, Voleibol e Handebol, já têm local definido das partidas. Elas acontecerão no ginásio poliesportivo Theodorico de Assis Ferraço (Ferração), no Aeroporto. As partidas de basquete acontecem na quadra da Escola Zilma Coelho Pinto (Ferroviários).

O atletismo será na Emeb Jenny Guardia, no bairro São Geraldo, já que o local possui uma caixa de areia e o campo de futebol para realização das modalidades de corrida. O judô terá local definido no congresso.

 

Premiação

O primeiro e segundo colocados nos esportes coletivos, receberão medalhas e troféu. Nos individuais, medalhas do primeiro ao terceiro lugar. Ao final dos jogos, a campeã geral será a escola que somar o maior número de pontos distribuídos do primeiro ao quarto lugar nas modalidades.

A Escola Viva Francisco Coelho Ávila Júnior foi a campeã geral do ano passado. Como já é tradição do evento, o colégio deve entregar o troféu à Semesp, que ao final da competição, passa para o novo campeão. Os Jogos Interescolares são uma realização da Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.

Comentários