Deficiente visual participa de corrida - Jornal Fato
Esportes

Deficiente visual participa de corrida

Sem enxergar do lado direito e com apenas 15% da visão do lado esquerdo, atleta entra na disputa em Marataízes


Francisco Lima de Souza é norte-rio-grandense e participa pela primeira vez do evento - Foto: Emella Simões

Emella Simões

 

Completamente cego do olho esquerdo e com apenas 15% da visão, no direito, onorte-rio-grandense Francisco Lima de Souza, de 61 anos, participaráamanhã da 4ª Corrida da Amofit (Associação de Moradores do Bairro Filemón Tenório), a partir das 8h00, em Marataízes. No cartel, traz participações em corridas pelo Brasil e, até, outros países.

O nordestino atualmente mora em Aparecida de Goiânia (GO),aos 20 anos de idade começou a praticar esporte, por incentivo de seus amigos de Brasília, e se inspirou em seu ídolo esportivo, o atleta Joaquim Cruz.

O corredor nasceu sem enxergar com o olho esquerdo.Em 2003, perdeu 85% da visão que lhe restava após deslocamento de retina. Demorou a se recuperar e há quatro meses voltou ao esporte. Para isso, procurou o Comitê Paraolímpico em Brasília para ter o suporte necessário para voltar a correr e conseguiu um guia, Luiz Claudio, de Nova Friburgo/RJ.

"O guia tem que ser muito profissional e sempre ser melhor do que o corredor com deficiência visual. Seja ele bem preparado, para estar sempre à frente do atleta e não o atleta na frente dele", comentou Francisco.

O corredor conta que nas corridas mundiais e estaduais em que compete, há vários jovens deficientes visuais em sua categoria, a T-12, que brincam por ele ser o mais velho. "Eles sempre me apoiam e ficam felizes por eu estar conquistando vitórias", diz.

Francisco já está em Marataízes.É sua primeira vez na cidade e se sente feliz pela forma como foi recebido. "Fui muito bem acolhido pelo organizado do evento, Vandinho. Gratidão a todas as pessoas que me acolhem bem por onde passo para praticar minha corrida. Em alguns lugares dou palestra, conto minhas histórias e minhas superações. Meu dever é mostrar para a população que deficientes são pessoas como qualquer outra pessoa, que nasceram para viver livres, com os cuidados necessários, mas não aprisionados. Então, eu Francisco Lima de Souza, vivo em meio a muita gratidão, principalmente a Deus", finaliza.

 

Serviço:

 

4ª Corrida Rústica Amofit;

Data: 15/07/2018;

Local de Largada: Av. Simão Soares, em frente ao Loja Mercadão, na Barra de Itapemirim;

Horário da Largada: 8h00;

Distância: 7 km;

 

Participações

- 94 Maratonas, dentro delas 6 participou no exterior: Canadá, Ushuaia, Punta Del Este e Buenos Aires.

- 16 São Silvestres, dentro delas 1 participou no exterior: Argentina

- 6 Maratonas de 50km - em Rio Grande

- 68/5 Maratona de 21km

- 5 ultra de 24km - 3 em Salvador e 2 no Rio de Janeiro

- 18 ultra de 100km

- Ainda neste ano de 2018, participará de 3 maratonas - 1 no Brasil e 2 no exterior

- Seu ranking estadual em sua categoria PNE (Visual Baixa Visão), Sr. Francisco está na 1ª colocação. A nível Brasileiro, está na 12° colocação

Comentários